TV Alagoas

De WikiAlagoas

A TV Alagoas é uma emissora de televisão brasileira, sediada na cidade de Maceió, capital de Alagoas. A emissora pertence à Família Sampaio, grupo político de grande influência em Alagoas, e foi fundada pelo ex-vice-governador do Estado Geraldo Sampaio, que morreu em 2010.

É considerada a terceira maior emissora de Alagoas, atrás da TV Gazeta de Alagoas (Rede Globo) e da TV Pajuçara (Rede Record).

Foi afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT, de 1982 a 1986), da extinta Rede Manchete (1986 a 1996), da Central Nacional de Televisão (CNT, de 1996 a 1999) e da Rede Bandeirantes (1999 a 2007). Em 2007, voltou a transmitir o SBT, com contrato inicial de cinco anos.

Em 14 de setembro de 2009, de maneira inesperada, a TV Alagoas deixa o SBT e assina com a TV Igreja Mundial (emissora pertencente à Igreja Mundial do Poder de Deus). O SBT entrou com processo contra a emissora por quebra de contrato (que previa transmissão da rede até 2012).

Com a quebra de contrato e deixando de repetir imagens do SBT, a audiência da TV Alagoas caiu a praticamente a zero ponto de audiência, fazendo com que a emissora seja duramente criticada pela atitude sem prévio aviso e até acusada de transformar a televisão em local de telecultos de igreja evangélica, a despeito da maioria católica da população do Estado. O valor do contrato foi revelado: a igreja paga a emissora R$ 650.000 reais dos R$ 1.000.000 de reais que a igreja arrecada por mês dos pouquíssimos fiéis da igreja em Alagoas. Mas por conta das reclamações e pressões do SBT e dos telespectadores (que fizeram boicote à emissora como forma de protesto), ao mesmo tempo ganhando com dinheiro da igreja, fizeram que a emissora tenha imagem muito negativa ao povo alagoano.

Em 12 de maio de 2010, o site UOL divulga que a partir do dia 1º de junho, a emissora volta a transmitir a programação do SBT, com novo acordo de duração de dez anos, mais do que os 5 anos do anterior (2007-2012). O SBT confirmou a informação do dia seguinte. No dia 31 de maio, quase no dia marcado, a emissora voltou com as transmissões da rede em Alagoas.

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento