São José da Tapera

De WikiAlagoas
Localização do município de São José da Tapera no mapa do Estado de Alagoas

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

O município foi colonizado por volta de 1900, através de famílias vindas de Pão de Açúcar. As melhorias trazidas pelos comerciantes Afonso Soares Vieira, na antiga fazenda da família Maciano, atraíram novos habitantes, em sua maioria agricultores da região. Estes começaram a fazer taperas, denominação dada pelos indígenas às tabas abandonadas, e pelos brancos, às casas de taipa, como faziam os índios. uma capela oferecida a São José, naquela época, permitiu a denominação definitiva do burgo, que dava seus primeiros passos: São José da Tapera.

[editar] Demografia

O município de São José da Tapera possui 30.140 habitantes, dos quais 38,69% em área urbana e os outros 61,31% em área rural; a população é composta principalmente por mulheres.

[editar] História

Sua colonização foi iniciada em 1900, em uma fazenda onde hoje se situa a cidade. Era uma propriedade agrícola pertencente à família Maciano. Próximo à fazenda residia Antônio Francisco Alves, conhecido como Antônio Massuá. Anos depois, procedente de Pão de Açúcar, chegou à região Afonso Soares Vieira, instalando ali uma casa de comércio. Tempo depois, foi criada uma feira de grande aceitação pelos moradores das vizinhanças. A iniciativa fez com que agricultores de outros municípios conhecessem a fertilidade das terras locais, incentivando-os a instalar propriedades no novo núcleo que ali se formava.

[editar] Geografia

[editar] Localização

Com uma área territorial de 495,11km2 e situado a aproximadamente 220km de Maceió, São José da Tapera se localiza no sertão de Alagoas. O município faz divisa ao norte com Senador Rui Palmeira; a sul com Pão de Açúcar; a leste com Monteirópolis e a oeste com Piranhas. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101 e AL-220, com percurso em torno de 220km.

Vista áerea do município de São José da Tapera
Centro do município

[editar] Clima

O clima de São José da Tapera é tropical semi-árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm. Máxima de 37°C e mínima de 16°C.

[editar] Vegetação

A vegetação é composta por caatinga hiperxerófila, vegetação típica de regiões mais secas, com trechos de floresta caducifólia.

[editar] Relevo

O município de São José da Tapera possui cerca de 40% de sua área total inserido na unidade geoambiental da depressão, relevo que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona: relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingem grande parte do sertão nordestino. O restante de sua área, cerca de 60%, fica inserido na unidade geoambiental do planalto da borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros, apresentando relevo geralmente bastante movimentado, com vales profundos e estreitos.

[editar] Hidrografia

O município de São José da Tapera está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco. É banhado, a oeste, pela sub-bacia do Rio Ribeira do Capiá, e seus principais afluentes são: riacho das Cacimbas, Cipó do Leite, da Camisa, Gavião, do Lopes e Pariconha. Na porção central, o município é atravessado pelo Riacho Grande. Na porção leste, é banhado pelo rio Boqueirão. O padrão de drenagem é do tipo dendrítico em toda a porção leste, e do tipo pinado, uma variação do tipo dendrítico, na porção oeste do município. Todo esse sistema fluvial deságua no rio São Francisco.

[editar] Política

Em 2006, segundo os dados do IBGE, o colégio eleitoral do município contava com 17.836 eleitores, cerca de 60% da população. Prefeito do município desde 2008, Jarbas Ricardo, do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, tem como vice Suelington Fontes. Coligação União Por Tapera.

[editar] Saúde

O município conta com 13 estabelecimentos de saúde do SUS. Em 2009, de acordo com os dados do IBGE, cinco pessoas foram a óbito no hospital. Quatro delas por problemas endócrinos, nutricionais e metabólicos; e uma por problemas com o aparelho respiratório. São José da Tapera é considerado o município mais miserável do Brasil, a taxa de crianças mortas antes de completar um ano é altíssima: 66,13 crianças em mil. A taxa nacional, alta para os padrões internacionais, é de 35 por grupo de mil crianças.

[editar] Saneamento Básico

São José da Tapera será um dos 14 municípios do sertão que irá se benefeciar com a construção do aterro sanitário regional. Para apoiar a operação do aterro sanitário, serão instaladas também unidades de transbordo e reciclagem em pontos estratégicos da região. As áreas degradadas pelos lixões em cada município serão recuperadas após a implantação do aterro sanitário.

[editar] Educação

São José da Tapera conta com 46 escolas de ensino fundamental: sendo 43 municipais, 03 estaduais e 01 privada. Contudo, para o ensino médio, há somente 02 escolas estaduais e 01 privada. Em 2009, foram realizadas 10.538 matrículas: 9.052 para o ensino fundamental e 1.486 para o ensino médio. O índice de analfabetismo atinge 36,28% da população - o mais alto do país.

[editar] Economia

São José da Tapera faz parte da bacia leiteira de Alagoas, e é um dos 17 municípios que pasteurizam praticamente todo o leite que abastece o estado. O pólo da bacia leiteira de Alagoas é considerado o mais abrangente na produção de leite in natura da região nordeste, formada por aproximadamente 2.500 produtores rurais, os quais geram 25.000 empregos diretos. Sua produção atinge todas as capitais do nordeste e algumas capitais do sudeste do Brasil.
Produção Agrícola
Pecuária

[editar] Sistema de Transportes

Frota 2009:

Automóvel - 506 automóveis

Caminhão - 61 caminhões

Caminhão trator - 0 trator

Caminhonete - 157 caminhonetes

Micro-ônibus - 12 micro-ônibus

Motocicleta - 629 motocicletas

Motoneta - 78 motonetas

Ônibus - 7 ônibus

Trator de rodas - 0 trator de rodas

[editar] Cultura

A maior movimentação do município acontece em suas principais festividades: a festa do padroeiro São José (19 de março) e a de Nossa Senhora das Dores (15 de setembro), há grande circulação de visitantes dos municípios vizinhos.

[editar] Gastronomia

Os pratos típicos da cidade são: cuscuz, beijú, carne de sol, peixe no coco, mocó ao leite de coco, preá, baião de dois, pirão de galinha capoeiras, farofa d’água e ensopado.

Sobremesa: bolo de milho, bolo de macaxeira, pamonha, umbuzada, arroz doce e mugunzá, canjica, cocada de coco, cocada de leite, doce de leite, doce de mamão e pé de moleque.

Frutas da região: caju, cajá, acerola e umbu.

[editar] Folclore

[editar] Esportes

Há um time de futebol no município, o Atlético São José. Cleiton Xavier, atual meio-campo do Palmeiras, iniciou sua carreira futebolista em sua terra natal, São José da Tapera.

[editar] Vídeos

O município sempre possuiu uma vasta cultura no exporte. O primeiro esporte a ser praticado foi o futebol, que contava com vários times que movimentava toda a cidade. Os times mais conhecidos eram Atlético São Jose, Guarani, Vila Rica e São Bento. Existia uma maior rivalidade entre os times Atlético São Jose e Guarani, pois os seus torcedores eram divididos de acordo com o partido politico a qual pertenciam na época. Os jogadores destaques de São Jose da Tapera são Cleiton Xavier, Laerso, Nem, galeguinho, Polinho e Evandro.

Com o passar do tempo surge outro espote como o futebol de quadra que ate hoje faz muito sucesso devido o campeonato que é realizado todos os anos no município,sempre nos messes de novembro para dezembro. O esporte começou com os times pakalocos, S.A, Gigantes da lagoa, Vinks, ATLÉTICO SÃO JOSE e SÃO BENTO e agora conta também com novos times como Grupo São Luiz, CSC, CABOCLO, PARAGUAIO, TORRÕES, BREJINHO, O. D. PADRE, PILÕES, LOGRADOR, CORINTHIAS, SALGADINHO, BOTAFOGO.


Existe outros esportes que estão em acensão no município como o volei, tênis, Futebol Society, skate, patinação e futevôlei.

[editar] Referências

IBGE

Tribunal Superior Eleitoral

Diagnóstico do município de São José da Tapera

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Silva, Janiellen Santos, Analista de Sistemas, São Jose da Tapera-AL, 2013.

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento