Roteiro

De WikiAlagoas

Roteiro é um município de Alagoas, situado a 82 Km de Maceió. Tem uma população de 6.656 habitantes (2010) e um território de, aproximadamente, 129,289 km². Roteiro esta situado a uma altitude de 32 metros acima do nível do mar.

Localização de Roteiro no mapa do estado de Alagoas
Localização de Roteiro no mapa do estado de Alagoas, dividido em Macro e Microrregião geográfica

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

Primitivamente, foi um aldeamento dos índios Caetés. O desalojamento dos antigos donos das terras foi feito nos moldes conhecidos: guerra e violência. A ação missionária para catequizar os remanescentes, em seu território, é ressaltada pelos historiadores. Foi intensa a presença dos jesuítas. A povoação iniciou-se com a Fazenda Livramento, em homenagem à Nossa Senhora de mesmo nome, santa de devoção dos novos proprietários da terra. O topônimo foi mudado para Roteiro porque por ali passavam os missionários para o Sul da província, como também pelo fato de por seus caminhos terem vindo, de Coruripe para Barra de São Miguel, o bispo Dom Pero Fernandes Sardinha e outros sobreviventes do famoso naufrágio, devorados em festim antropofágico. Os índios cruzaram o território, que era seu habitat e roteiro preferido para seus deslocamentos.

[editar] Demografia

População 2010: 6.656

[editar] História

Os índios Caetés foram os primeiros habitantes da região, por volta de 1853. A primeira moradora, Francisca de Albuquerque, instalou-se no sítio Livramento, construindo também, em 1900, a primeira capela em homenagem à Nossa Senhora do Livramento. O primeiro recenseamento do local foi realizado em 1912 por João Gomes, José Balbino e Mandu Araújo.

O povoado teve o nome mudado para Roteiro pelos próprios moradores, pois eles acreditavam que os jesuítas descobriram no local o "roteiro" de Dom Pero Fernandes Sardinha, devorado pelos índios na região. Depois de ver o povoado sendo transformado em vila, o padre Júlio de Albuquerque, da então freguesia de São Miguel dos Campos, decidiu vender o patrimônio de Nossa Senhora do Livramento - doado por Francisca de Albuquerque à santa antes de sua morte para Antonio Martins Moreira, que o revendeu, fazendo-o passar por muitos donos.

A emancipação política chegou por meio da Lei 2.648, em 18 de dezembro de 1963, oficializado definitivamente em 1966. Os principais líderes do movimento foram: Nemésio Gomes da Silva, Abelardo Lopes e Diney Torres.

O município possui atualmente uma das maiores atrações turísticas de Alagoas: a praia do Gunga, uma enorme costa de areia branca, cheia de coqueiros, que une as águas do Oceano Atlântico com as do Rio São Miguel. A cidade também favorece a prática de esportes náuticos.

Roteiro tem uma culinária exuberante, com fartura de sururu, maçunim, peixes e ostras, retirados da lagoa homônima. Uma visão deslumbrante do local tem-se do Mirante Gutemberg Breda, na AL-101 Sul, de onde se avista toda a extensão do coqueiral da Praia do Gunga e das praias e arrecifes da Barra de São Miguel. Além das belezas naturais, as festas da padroeira e da emancipação atraem muitos visitantes.


[editar] Hino do Município de Roteiro

Parabéns para o município de Roteiro

Seu presente é confiança e bons momentos

Pelo seu aniversário

Muitas graças à virgem do Livramento.


Dia 18 do lindo mês de dezembro

Muitas graças se espalharam do céu

Quis sua gente que o Roteiro se desmembrasse

Com orgulho do torrão de São Miguel.


Parabéns para o município de Roteiro

Seus recantos são atrações para turistas

Solo fértil, povo hospitaleiro

Sou feliz por ter nascido em seu torrão

Com orgulho sou natural de Roteiro

Parabéns para o município de Roteiro.


Em suas terras o que planta floresce

Seu pescado é o melhor da região

Pequenino município de Roteiro

Parabéns na sua emancipação.

[editar] Geografia

[editar] Localização

Roteiro fica ao Leste de Alagoas. Para chegar lá, basta seguir a AL 101-Sul, em direção a São Miguel dos Campos e prestar atenção para a placa indicativa, no lado direito. Distância da Capital: 33 Km.

[editar] Divisão Administrativa

[editar] Clima

Quente e úmido. Temperatura média anual: 29ºC

[editar] Vegetação

[editar] Relevo

[editar] Hidrografia

[editar] Política Municipal

Prefeito: Wladimir Chaves de Brito (PDT)

[editar] Indicadores sócio-econômicos

[editar] Saúde

Estabelecimentos de Saúde total: 4

[editar] Educação

Estabelecimento de ensino público (pré-escolar e fundamental): 2

[editar] Economia

[editar] Produção Agrícola

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Roteiro consiste no cultivo de: Cana-de-açúcar, coco-da-baía, feijão, mandioca e milho.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Roteiro, nos anos de 2007 e 2008.

Roteiro agri.png


[editar] Produção Pecuária

De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Roteiro é contabilizada de acordo com a quantidade de: Bovinos, caprinos, equinos, muar, ovinos.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Roteiro, entre os anos de 2003 e 2008.

Roteiro pec.png

[editar] Comunicações

[editar] Transportes

Automóvel - 103

Caminhão - 12

Caminhão trator - 1

Caminhonete - 19

Micro-ônibus - 16

Motocicleta - 41

Motoneta - 1

Ônibus - 5

Mapa Rodoviário de Alagoas






O mapa ao lado mostra os principais acessos entre as cidades alagoanas. Para um maior detalhamento das vias existentes no estado ir até o site: DER-AL

[editar] Cultura

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Religião

[editar] Esportes

[editar] Ver Também

[editar] Vídeos

[editar] Referências

http://www.roteiro.al.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100127083

http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Roteiro&uf=AL

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

http://www.extralagoas.com.br/noticia.kmf?noticia=7753972&canal=331

http://www.viajandotodoobrasil.com.br

http://www.planejamento.al.gov.br/

Associação dos Municípios Alagoanos - AMA

DER-AL

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento