Rio Largo

De WikiAlagoas
Rio Largo em Alagoas
Rio Largo.

Rio Largo é um município de Alagoas, numa altitude de aproximadamente 39 m e coordenadas geográficas de 9°28’42’’ de latitude sul e 35°51’12’’ de longitude oeste. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-104 e AL-210, com percurso em torno de 27 km. Localizado na Mesorregião Leste Alagoana e Microrregião Maceió , tem uma população de 71.834 habitantes(2013) população estimada e um território de, aproximadamente, 306 km².

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

Sua história, inicialmente, é a história de Santa Luzia do Norte, município ao qual esteve ligado até a chegada da ferrovia, quando passou a prosperar e chegou a ultrapassar de longe a vila-sede. Banhada pelo rio Mundaú, seus primórdios remontam à existência de um engenho de açúcar pertencente à família Calheiros Mello. Passou a despontar como importante centro industrial após inauguração da estrada de ferro, do aproveitamento da energia hidráulica das pequenas cachoeiras em seu território e da instalação de indústrias de fibras têxteis. Sua denominação se deve a um engenho inicial que foi o núcleo de povoação, edificado no local onde o rio Mundaú se apresenta com maior largura entre as margens.

[editar] Demografia

Segundo a estimativa do IBGE(2010), do total de 68.512 habitantes de Rio Largo, 33.337 são homens e 35.175 são mulheres. O senso indica ainda que, dos 68.512 habitantes, 55.968 habitam na zona urbana e 12.544 na zona rural do município.

[editar] História

A história de Rio Largo é, em seus primórdios, a mesma de Santa Luzia do Norte. A estrada de ferro, que não passava em Santa Luzia, fez com que fosse direcionado o desenvolvimento para o local, às margens da ferrovia, onde foram instaladas indústrias têxteis pertencentes à Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos. O nome Rio Largo originou-se de um engenho de açúcar existente no local onde o rio Mundaú apresenta maior largura. No fim do século XIX foram fundadas duas unidades para a industrialização das fibras têxteis, em trechos de pequenos ncachoeiramentos do rio Mundaú, favoráveis àquele tipo de atividade fabril.

É válido ressaltar, também, nesse período, o surgimento da Usina Leão, que começou a moer em julho de 1894 e tornou-se, à época, uma das maiores do setor em toda a América Latina. A vila de Rio Largo foi criada por decreto de 10 de dezembro de 1830. O desenvolvimento do pólo industrial acarretou, em 13 de julho de 1915, a elevação à categoria de cidade, através da lei 696. Apesar de sua origem recente, Rio Largo deu a Alagoas filhos ilustres como Arnon de Mello e Luiz de Souza Cavalcante, ambos ex-governadores do Estado.

As festividades em Rio Largo são muito concorridas, destacando-se o tradicional carnaval, com desfile de blocos; as festas juninas, com forró ao ar livre; a festa da Emancipação Política (13 de julho); a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 a 13 de dezembro) e as festas natalinas, com a participação de folguedos populares como pastoril, reisado e chegança. Os cartões postais da cidade podem ser vistos do Alto da Cachoeira (rio Mundaú) e na Av. Santos Dumont (vista parcial da cidade).

[editar] Geografia

[editar] Localização

Rio Largo localiza-se a uma altitude de 41 metros acima do nível do mar. Rio Largo faz parte da Mesorregião Leste Alagoano, da Microrregião Maceió e ocupa uma área de 306 km². Rio Largo faz fronteira com os municípios de Atalaia, Messias, Murici, Pilar, Satuba e Maceió. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-104 e AL-210, com percurso em torno de 27 km.

[editar] Divisão administrativa

[editar] Clima

Como característica geral, o clima apresenta-se tropicalizado, úmido, herdando as influências litorâneas, sendo ´quente-úmido` no verão e ´frio-úmido` no inverno. A temperatura média anual é 26ºC, com máxima de 34ºC e mínima de 16ºC. O período invernoso corresponde às maiores precipitações, verificadas nos meses de abril a julho. No verão, abrangendo os meses restantes, não deixam, porém, de ocorrer precipitações pluviométricas, embora em menor escala. A umidade relativa, média, é de 76,1%, caracterizando a zona úmida.

[editar] Vegetação

A vegetação nativa é a do ´Capoeirão`, ou seja o tipo vegetal que habita em área outrora ocupada pela ´Mata`. Este ´Capoeirão` se identifica por formações vegetais altas e grossas, que apresentam clarões descobertos; na área apresenta as maiores, verificando-se, portanto, com mais autenticidade, aspectos de ´Capoeira-Furada`. O fato é decorrente da exploração vegetal pelo homem e do não reflorestamento, ficando o solo à disposição do plantio da cana-de-açúcar, salvo em locais em que o terreno se caracteriza muito irregular, impedindo o uso da terra para monocultura.

[editar] Relevo

O relevo de Rio Largo faz parte da unidade dos Tabuleiros Costeiros. Esta unidade acompanha o litoral de todo o nordeste, apresenta altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas. De modo geral, os solos são profundos e de baixa fertilidade natural.

[editar] Hidrografia

Rio Mundaú.

O curso hidrográfico de destaque máximo é o rio Mundaú, que banha o Município no sentido Norte-Sul. O leito do rio é, em vários trechos, palco de pequenos encachoeiramentos, graças à formação rochosa do seu curso. O rio Mundaú é perene e apresenta, em Rio Largo, alguns trechos com largura superior a 25m, tendo suas máximas e mínimas dependentes das cotas pluviométricas locais. Em regra, na região do Município, seu volume d`água não ultrapassa o leito normal, não se tendo conhecimento de enchentes que tenham provocado danos de natureza econômico-social. Os seus afluentes são constituídos, em sua maioria, por riachos, como Timbó, Pau-Amarelo, Cumbe, Utinguinha, Macacos e Carrapatinha, pela margem esquerda. Na margem direita distinguem-se: o Satuba com características de rio, o Barbosa e o Gongó. A rede hidrográfica do Município apresenta-se bem distribuída em área, contribuindo para a atividade da agroindústria açucareira plenamente afeita à região.

[editar] Geologia

O Solo predominante é dos tipos ´sílico-argiloso` ou ´arenoso`. Como manchas de predominância, em termos de classificação, temos que os ´Podozóicos` existem em pouca extensão no sentido Noroeste, enquanto o ´Latosol` se oferece, com maior amplitude, em todas as direções do Município. Evidencia-se este domínio por força do intemperismo local, comum a zonas de climas quentes e úmidos. Este tipo de solo, de origem laterítica, é rico em óxido-hidrato de ferro, comumente de cor marron-avermelhado, habitat ideal para a monocultura da cana-de-açúcar, nas margens do rio Mundaú ou, mais precisamente, em seu vale. Em face da não existência, praticamente, de solos inaproveitáveis, constata-se um bom aproveitamento agrícola no setor da monocultura de cana-de-açúcar.

[editar] Política municipal

Prefeita: Antonio Lins de souza filho

Partido: PSB

E-mail da Prefeitura: gabprefeito.rl@bol.com.br

Telefones Prefeitura: (82)3261 5400

Endereço: Rua Vereador Jarbas Januário, s/n - Centro

CNPJ: 12.200.168/0001-20

CEP: 57100-000

Fax Prefeitura: 3261-5407

[editar] Indicadores sócio-econômico

[editar] Produto Interno Bruto(PIB)

Quadro com dados do PIB do município de Rio Largo.

A produção dos municípios do estado de Alagoas são analisados mediante a soma das produções em: Agropecuária, indústria, serviços e impostos. Veja ao lado um quadro com a produção dos referidos setores no município de Rio Largo.

[editar] Saúde

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2008, o município de Rio Largo conta com 25 estabelecimento de saúde, dos quais 1 é estadual, 20 são municipais e 4 são privados. Segundo o senso do IBGE(2009), o município de Rio Largo conta com 24 estabelecimentos de saúde que atendem pelo Sitema Único de Saúde(SUS).

[editar] Educação

Segundo dados do IBGE(2009), o município de Rio Largo tem 15.412 estudantes matriculados no ensino fundamental e 2.599 estudantes matriculados no ensino médio. O município conta com o serviço de 560 docentes no ensino fundamental e 91 docentes no ensino médio.

[editar] Atividades Agropecuárias

A atividade agropecuária desenvolvida no estado de Alagoas, e consequentemente no município de Rio Largo, estarão subdivididas em produção agrícola, produção pecuária e produção de pescado. Assim, seguem alguns dados da produtividade em cada uma das referidas subdivisões da produção agropecuária de Rio Largo.

[editar] Produção Agrícola

Dados sobre agricultura em Rio Largo.

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Rio Largo consiste no cultivo de: Banana, cana-de-açúcar, coco-da-baía, mandioca e manga.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Rio Largo, entre os anos de 2007 e 2008.

[editar] Produção Pecuária

Dados sobre a produção pecuária em Rio Largo.

De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Rio Largo é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asininos, bovinos, bubalinos, caprinos, codornas, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, mel de abelha, muar, ovinos, ovos de codorna, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Rio Largo, entre os anos de 2003 e 2008.

[editar] Produção de Pescado

[editar] Agências Bancárias

Segundo dados de uma pesquisa direta, via internet, nas agências bancárias em 2008, Rio Largo conta com uma agência do Banco do Brasil S/A Av. Presidente Getulio Vargas, n.º 99 - Centro; e com uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua 15 de agosto, n.º 94 - Centro; agencia do bradesco, na rua 15 de agosto - centro

[editar] Comunicações

[editar] Televisão

TV Rio Largo @tvriolargo Rio Largo, AL, Brasil

Emissora de TV comunitária local em fase de teste, por enquanto apenas na internet. Por enquanto no Youtube, em breve no site www.tvriolargo.com.br

Ver em: http://twitter.com/#!/tvriolargo

[editar] Transportes

Segundo um a pesquisa realizada pelo IBGE (2010), o Município de Rio Largo conta com uma frota de 6.478 veículos. Dos quais 3.380 são automóveis, 357 são caminhões, 59 são caminhões trator, 353 são caminhonetes, 216 são camionetas, 149 são micro-ônibus, 1.404 são motocicletas, 54 são motonetas, 135 são ônibus, 12 são utilitário e 359 são de outros tipos.

[editar] Aeroviário

A cidade tem o unico aeroporto internacional do estado, aeroporto Zumbi dos Palmares, sintuado no bairro do Tabuleiro do Pinto.

[editar] Ferroviário

Rio Largo tem estações de Utinga, Gustavo Paiva, Rio Largo e Lourenço de Albuquerque

[editar] Hidroviário

[editar] Rodoviário

O Município de Rio Largo conta com uma frota de 3.380 automóveis, 357 caminhões, 59 caminhões trator, 353 caminhonetes, 216 camionetas, 149 micro-ônibus, 1.404 motocicletas, 54 motonetas e 135 ônibus.

[editar] Transporte coletivo urbano

O Município de Rio Largo conta com uma frota de 135 ônibus e 149 micro-ônibus.

[editar] Cultura

Brasão de Rio Largo.
Bandeira do Rio Largo.

Hino

(ESTRIBILHO)

Rio Largo imponente se eleva

Com seu povo varonil

Teu progresso eleva sua terra

De Alagoas e do Brasil


(ESTROFES)

Tua origem de simples engenho

A lugarejo com anos passou

Hoje é cidade onde todos se empenham

A lutar pela paz e pelo amor


O Mundaú caudaloso margeia

Rio Largo com seus canaviais

Rega árvores onde os pássaros gorjeiam

Cantos de gratidão e de paz


Esta estrada de ferro que leva

Esse povo e sua produção

Açúcar, álcool, petróleo novo.

Que engrandece a nossa nação


Tuas usinas orgulham nossa gente

Clotilde e Central Leão

Rio Largo está sempre na frente

Na paz, saúde e educação.


[editar] Espaços culturais

EVENTOS

(13/Julho): Festa da Emancipação Política


(08 a 13/Dezembro): Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

[editar] Patrimônio histórico, artístico ou natural

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Religião

[editar] Igrejas

"Igreja Católica Matriz- Nossa Senhora da Conceição"

Av. Getulio Vargas - centro 


"Igreja Católica Matriz -São Sebastião" ' Rua das Palmeiras - Tabuleiro do Pinto

"Igreja Católica Matriz - Sagrado Corações de Jesus e Maria"''''' Brasil Novo - Cruzeiro do Sul


"Igreja Católica Matriz - Santa Teresinha Mata do Rolo

[editar] Vídeos

[editar] Esportes

[editar] Referências

http://www.cprm.gov.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Largo

http://www.riolargo.al.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100127082

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/alagoas/riolargo.pdf

http://citybrazil.uol.com.br/al/riolargo/geral_detalhe.php?cat=10

http://www.ferias.tur.br/informacoes/158/rio-largo-al.html

http://www.ama.al.org.br/ama-al/

http://www.webbusca.com.br/pagam/rio_largo/igrejas_rio_largo.asp

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento