Paripueira

De WikiAlagoas

Paripueira é um município brasileiro do estado de Alagoas. Tem uma população de 11.349 habitantes.

Localização no estado de Alagoas
Bandeira de Parupueira
Paripueira
Paripueira.jpg

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

A região de Paripueira era habitada pelos índios que comercializavam pau-brasil com os franceses, antes da chegada dos portugueses. Há três versões sobre o significado da palavra, de origem tupi. A mais conhecida, oriunda da tradição popular e registrada por Paulino Santiago, diz ser “praia das águas mansas”

[editar] Demografia

Segundo ultimo censo do IBGE (2010) Paripueira tem população Local de 11.349 pessoas sendo :

população Urbana = 10.049

População Rural = 1.298

População Masculina = 5.590

População Feminina = 5.757

[editar] História

Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influência holandesa durante a invasão. Em 1635, o coronel de origem polonesa Crestofle d'Artischau Arciszewski, a serviço da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais levantou ali um grande campo fortificado, os redutos da praia de Paripueira, apoiado nos rios Santo Antônio Grande e São Gonçalo, com vistas a guardar a extremidade sul dos domínios holandeses, além de barrar as incursões da guerrilha luso-brasileira. Em uma pesquisa arqueológica nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de seis mil peças.

A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antônio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela Constituição Estadual de 1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo até 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991 é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador público. Em maio, uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial.

Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranquilidade de suas praias. A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, homenagiando o padroeiro local, há, também, as festas da agulha e da lagosta.


Gentílico: paripueirense


Formação Administrativa


Elevado à categoria de município com a denominação de Paripueira, pelo artigo 41, inciso IV, do ato da disposições constitucionais transitórias da constituição estadual de 05-10-1989, desmembrado de Barra de Santo Antônio. Sede no atual distrito de Paripueira ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

[editar] Geografia

[editar] Localização

Área total (Km²) de 92,0

Coordenadas Latitude - 09º 23' 00" e Longitude de - 35º 50' 30"

Distância rodoviária de Maceió (km) 27km da capital alagoana

Município da região leste do estado de Alagoas. Localizada entre a Barra de Santo Antônio, Maceió e São Luiz do Quitunde, banhado pelo Oceano Atlântico.

[editar] Divisão Administrativa

Paripueira-sede

[editar] Clima

O clima é do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no outono tendo início em fevereiro e término em outubro. A precipitação média anual é de 1.634.2 mm

Temperatura Máxima 36º e Mínima de 23º

[editar] Vegetação

Predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e cerrado/ floresta. Com uma vasta área antropizada.

[editar] Relevo

O relevo de Paripueira faz parte da unidade dos Tabuleiros Costeiros .Esta unidade acompanha o litoral de todo o nordeste, apresenta altitude m édia de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas. De modo geral, os solos são profundos e de baixa fertilidade natural.

Solo

Os solos da cidade de Paripueira são representados pelos Latossolos e Podzólicos nos topos de chapadas e topos residuais; pelos Podzólicos com Fregipan, Podzólicos Plínticos e Podzóis nas pequenas depressões nos tabuleiros; pelos Podzólicos Concrecionários em áreas dissecadas e encostas e Gleissolos e Solos Aluviais nas áreas de várzeas.

[editar] Geologia

O município de Paripueira encontra-se geologicamente inserido na Província Borborema, representada pelos litótipos do Grupo Barreiras, Depósitos Flúvio-lagunares e Depósitos Litorâneos

O Grupo Barreiras , está representado por arenitos e arenitos conglomeráticos com intercalações de siltito e argilito. Os Depósitos Flúvio-lagunares , englobam filitos arenosos e carbonosos. Os Depósitos Litorâneos , são constituídos por areias finas e grossas e dunas móveis.

Domínios Hidrogeológicos

A área do município em estudo est á inserida no Domínio Hidrogeol ógico Intersticial, composto por rochas de idade Tércio-quaternária, constituída pelos sedimentos de cobertura da Formação Barreiras, e aluviões e sedimentos arenosos, siltosos e argilosos de idade Quatern ária

[editar] Hidrografia

O município de Paripueira é banhado em sua porção centro-S, pelos Rios Feira e Paraguai; limitando o município a N e E, o Rio Sapucaí; e limitando a W, o Rio Suaçui. O padrão de drenagem predominante é o tipo pinado, uma variação do dendrítico. Todo esse sistema fluvial deságua no Oceano Atlântico.

[editar] Política Municipal

Eleitorado (7.563 eleitores)

Prefeito Carlos Abrahão Gomes de Moura - PP (2013-2016)

Tel/Fax: (82) 3293-1472/1097/2007

Email: prefeituraparipueira@ig.com.br

End.: R. Projetada,16/18 – Centro

CEP: 57935-000

CNPJ: 35.561.471/0001-53

Câmara Municipal

Jader da Farmacia(DEM)

Alexandre (PSC)

Petronio (PRTB)

Vanio (PP)

Silvio Souteban(PMDB)

Jurandir Duarte (PP)

Albino Junior (PSD)

Joabe (PR)

Nelsinho (PHS)

[editar] Indicadores sócio-econômicos

[editar] Economia

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Paripueira é contabilizada de acordo com a quantidade de: Banana,Batata-doce,Cana-de-açúcar,Coco-da-baía,Feijão,Laranja Mandioca e Manga.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Paripueira, entre os anos de 2003 e 2008.

Paripueira1.png
De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Paripueira é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asinino, bovino, caprino, codorna, coelhos, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, mel de abelha, muares, ovinos, ovos de codorna, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas..

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Paripueira, entre os anos de 2003 e 2008.

Paripueira2.png

[editar] Saúde

São, no total, 3 estabelecimentos de Saúde público municipal.

[editar] Educação

Ensino - matrículas, docentes e rede escolar 2009

Matrícula - Ensino fundamental - 2009 2.631 Matrículas

Matrícula - Ensino médio - 2009 496 Matrículas

Docentes - Ensino fundamental - 2009 89 Docentes

Docentes - Ensino médio - 2009 21 Docentes

[editar] Comunicações

[editar] Transportes

Automóvel - Tipo de Veículo 366 Automóvel

Caminhão - Tipo de Veículo 40 Caminhão

Caminhão trator - Tipo de Veículo 1 Caminhão Trator

Caminhonete - Tipo de Veículo 57 Caminhonete

Micro-ônibus - Tipo de Veículo 3 Micro-ônibus

Motocicleta - Tipo de Veículo 121 Motocicleta

Motoneta - Tipo de Veículo 5 Motoneta

Ônibus - Tipo de Veículo 7 Ônibus

Trator de rodas - Tipo de Veículo 0 Trator de rodas

[editar] Cultura

A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local. As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Figuras Ilustres

Nilo Borges - Poeta

Marcos Albuquerque - Artista Plástico

Bráulio Leite Júnior - Teatrólogo

[editar] Turismo

Foto02g-742940.jpg


A cidade de Paripueira possui uma das mais longas prais de Alagoas. Durante a maré seca é possível andar quilômetros mar adentro com água pelos joelhos. É uma praia que tem muitos pescadores e muitas casas de veraneio e piscinas naturais.

Praia de Paripueira Possui 25 piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais. E na maré baixa é possível andar quilômetros mar adentro com água pelos joelhos. Área de Proteção Ambiental protegida por lei federal. Um trabalho de educação ambiental esta sendo desenvolvido pelo turismo local. Complexo turístico com restaurante, recreação, barcos fazem parte da infra-estrutura

Praia de Sonho Verde Emoldurada por muitos coqueirais, talvez a tamanha beleza justifique o nome da praia. As águas tranqüilas, onde encontramos formações de recifes de coral, excelente para banho. Tem estrutura de bares rústicos, que servem pratos típicos. Praia de Paripueira Possui 25 piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais. E na maré baixa é possível andar quilômetros mar adentro com água pelos joelhos.

Praia de Sonho Verde Emoldurada por muitos coqueirais, talvez a tamanha beleza justifique o nome da praia. As águas tranqüilas, onde encontramos formações de recifes de coral, excelente para banho.

Tem estrutura de bares rústicos, que servem pratos típicos Área de Proteção Ambiental protegida por lei federal. Um trabalho de educação ambiental esta sendo desenvolvido pelo turismo local. Complexo turístico com restaurante, recreação, barcos fazem parte da infra-estrutura

[editar] Religião

[editar] Esportes

[editar] Ver também

[editar] Vídeos

[editar] Referências

Brasil Channel - Paripueira

IBGE-Censo2010 Demográfico

WikiPédia

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento