Monteirópolis

De WikiAlagoas
Localização do município de Monteirópolis no mapa do Estado de Alagoas.
Bandeira do município de Monteirópolis.

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

Antes de denominar-se Monteirópolis, o local era conhecido como Guaribas, palavra de origem tupi que serve para designar certo gênero de macaco da América. É nomenclatura comum aos símios, caracterizados pela presença de barba na área faringiana e pelo grito peculiar. Conforme outros autores, o vocábulo se refere a espécie de periquito. Não consta nos anais o motivo da utulização desse nome naquelas plagas sertanejas, em épocas mais remotas. Monteirópolis foi um nome escolhido para homenagear um de seus grandes benfeitores e fundador.

[editar] Demografia

O município de Monteirópolis possui 6.944 habitantes, dos quais 36,26% em área urbana e os outros 63,74% em área rural; a população é composta principalmente por mulheres.

[editar] História

Por volta de 1870, os únicos moradores da região eram José Domingos Monteiro, Antônio Prudente, Pacífico de Albuquerque, Manoel Mingote e Manoel Antônio Barbosa. São eles considerados os primeiros habitantes e, consequentemente, os fundadores. Em 1923, foi construído o primeiro templo religioso: uma pequena capela. Mais tarde foi edificada outra capela, atualmente, sua igreja Matriz. O desenvolvimento de Monteirópolis - cujo nome foi escolhido para homenagear um de seus grandes benfeitores e fundador - somente alcançou fase áurea após 1902 com a chegada de novos habitantes. Muitas casas foram construídas, o comércio desenvolveu-se rapidamente e uma movimentada feira foi organizada. Foi devido o progresso pelo qual estava atravessando a povoação que os homens responsáveis pela comunidade iniciaram a luta pela sua emancipação política. A Lei nº 2.250, de 15 de junho de 1960, concedeu autonomia administrativa a Guaribas, mudando-lhe o nome para Monteirópolis, com o território desmembrado de Pão de Açúcar. A instalação oficial do município ocorreu em 13 de agosto do mesmo ano.

[editar] Geografia

[editar] Localização

Com uma área territorial de 86km² e situado a aproximadamente 202km de Maceió, Monteirópolis localiza-se no sertão de Alagoas. O município faz divisa ao norte com Olho d’Água das Flores; a sul com Pão de Açúcar, Palestina e Jacaré dos Homens; a leste com Jacaré dos Homens e Olho d’Água das Flores e a oeste com São José da Tapera. Coordenadas geográficas - 9° 36'10,8" de latitude sul e 37º 14'54" de longitude oeste de Greenwich (W. Gr.), sua altitude é de 228 metros. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101 e AL-220, com percurso em torno de 202km.

[editar] Clima

O clima da região é tropical semi-árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 1,8mm.

[editar] Vegetação

A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

[editar] Relevo

O município de Monteirópolis está inserido predominantemente na unidade geoambiental da depressão sertaneja que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona. Relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. Pequena área do município, a sudoeste, se insere na unidade geoambiental das superfícies dissecadas diversas.

[editar] Hidrografia

O município de Monteirópolis está inserido na bacia do rio São Francisco, sendo banhado apenas por afluentes secundários. O padrão de drenagem predominante é o dendrítico e com sentido preferencial Nordeste-Sudoeste. O sistema fluvial deságua no rio São Francisco.

[editar] Política

Em 2006, segundo os dados do IBGE, o colégio eleitoral do município de Monteirópolis contava com 4.989 eleitores, cerca de 72% da população. Prefeito do município desde 2008, Mailson de Mendonça Lima, do PR – Partido da República, tem como vice Ruzimar. Coligação Unidos por amor a Monteirópolis.

[editar] Saúde

A rede pública de saúde não dispõe de hospital, existindo apenas 04 unidades ambulatoriais e 02 postos de Saúde. Não há consultórios médicos ou odontológicos no município.

[editar] Economia

Segundo os dados do IBGE, o principal produto agrícola produzido por Monteirópolis é o milho (em grão). O município ainda produz feijão, mandioca e algodão herbáceo.


Monteirópolis faz parte da bacia leiteira de Alagoas, e é um dos 17 municípios que pasteurizam praticamente todo o leite que abastece o estado. O pólo da bacia leiteira de Alagoas é considerado o mais abrangente na produção de leite in natura da região Nordeste, formada por aproximadamente 2.500 produtores rurais, os quais geram 25.000 empregos diretos. Sua produção atinge todas as capitais do Nordeste e algumas capitais do Sudeste do Brasil.

Produção Agrícola
Pecuária

[editar] Saneamento Básico

Monteirópolis será um dos 14 municípios do sertão que irá se benefeciar com a construção do aterro sanitário regional. Para apoiar a operação do aterro sanitário, serão instaladas também unidades de transbordo e reciclagem em pontos estratégicos da região. As áreas degradadas pelos lixões em cada município serão recuperadas após a implantação do aterro sanitário.

[editar] Educação

Monteirópolis conta com 17 escolas de ensino fundamental: 16 municipais e 01 estadual. Não há escolas de ensino médio ou superior. Em 2009, foram realizadas 1.891 matrículas para o ensino fundamental.

[editar] Sistema de Transportes

Frota 2009:

Automóvel - 82 automóveis

Caminhão - 6 caminhões

Caminhão trator - 5 caminhões trator

Caminhonete - 45 caminhonetes

Micro-ônibus - 2 micro-ônibus

Motocicleta - 151 motocicletas

Motoneta - 8 motonetas

Ônibus - 3 ônibus

Trator de rodas - 0 trator de rodas

[editar] Cultura

Em Monteirópolis não há eventos grandiosos, porém duas festividades atraem grande número de visitantes dos municípios vizinhos: a festa da emancipação política no dia 15 de junho e a festa do padroeiro, São Sebastião em 20 de janeiro.

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Espaços Culturais

Coreto da padroeira de São Sebastião

Uma das atrações do município de Monteirópolis é o coreto que protege a estátua do padroeiro da cidade São Sebastião. A praça Francisco de Pádua Monteiro no centro da cidade de Monteirópolis é um dos lugares mais movimentados da cidade no período noturno, além de contar com duas lanchonetes centrais.

[editar] Vídeos

[editar] Referências

IBGE

Tribunal Superior Eleitoral

Diagnóstico do município de Monteirópolis

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento