Joaquim Gomes

De WikiAlagoas

É um dos 102 municípios de Alagoas e se encontra na Zona da Mata Alagoana.

Localização de Joaquim Gomes em Alagoas.

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

O nome do município é uma homenagem prestada a Joaquim Gomes da Silva Rêgo que deu grande impulso ao povoado durante a sua formação histórica. Anteriormente, era uma pequena aldeia Urupê, chamada pelos índios de Urucum, que é o fruto do urucuzeiro uma substância que se extrai da polpa desse arbusto e é empregada na fabricação do colorau.

[editar] Demografia

A População residente é de 22575 pessoas sendo 11520 homens e 11055 mulheres.

[editar] História

O município de Joaquim Gomes tem suas origens históricas ao engenho São Salvador, de propriedade de José Correia de Araújo Barros. Em 1900, Araújo Barros faleceu. Por razões de problemas financeiros que envolveram os seus negócios a sua propriedade ficou alienada a seu genro, Joaquim Gomes da Silva Rego, que tinha a patente de major da Guarda Nacional, resolveu tomar a frente dos negócios da família e adquiriu do banco credor a propriedade então alienada. Uma de suas primeiras providências foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição graças ao espírito empreendedor de Joaquim Gomes, o local alcançou notável prosperidade. Antes do início da colonização daquelas terras, os índios urupês ocupavam a região ainda hoje existem descendentes desses indígenas habitando no povoado Cocal, são morenos com cabelos lisos e dedicam ao cultivo de lavouras de subsistência. A Pequena vila que se formou viveu uma fase de grande desenvolvimento tal fato ensejou o surgimento de movimentos para conseguir sua emancipação política.

[editar] Geografia

[editar] Localização

Situa-se na Microrregião da Mata Alagoana, sendo seus limites: Colônia Leopoldina, Matriz de Camaragibe, Flexeiras, São Luiz de Quitunde, Passo de Camaragibe, União dos Palmares, Ibateguara, Messias, Branquinha e Murici.

[editar] Divisão Administrativa

[editar] Clima

O clima é do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no outono tendo início em fevereiro e término em outubro. A precipitação média anual é de 1.634.2 mm.

[editar] Vegetação

A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e cerrado/ floresta.

[editar] Relevo

O relevo de Joaquim Gomes faz parte da unidade dos Tabuleiros Costeiros. Esta unidade acompanha o litoral de todo o nordeste, apresenta altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas.

[editar] Hidrografia

O município de Joaquim Gomes é banhado: a norte, pela sub-bacia hidrográfica do Rio Camaragibe, com seus afluentes principais: a NW, o Rio Galho do Meio e o Riacho Candelado; na porção centro-NE, pelo Rio Tabira e Riacho da Gereba; a Sul, pelo Rio Camaragibe Mirim, que banha a sede do município e, a SE, pelo Rio Santo Antonio. O padrão de drenagem predominante é o paralelo. O sistema fluvial deságua no Oceano Atlântico.

[editar] Política Municipal

[editar] Indicadores sócio-econômicos

[editar] Economia

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Joaquim Gomes é contabilizada de acordo com a quantidade de:Abacaxi,Banana,Batata-doce,Cana-de-açúcar,Fava,Feijão,Laranja,Mandioca,Manga e Milho.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Joaquim Gomes, entre os anos de 2003 e 2008.

Joaquim gomes 1.jpg
De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Joaquim Gomes é contabilizada de acordo com a quantidade de:Asinino, bovino, Bubalino,Caprino,Eqüino Galinhas Galos, frangas, frangos e pintos,Leite,Muar,ovinos, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.

Joaquim Gomes No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Joaquim Gomes, entre os anos de 2003 e 2008.

Produção Pecuária

[editar] Saúde

Estabelecimentos de Saúde: 12 estabelecimentos

Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde: 47 leitos

Estabelecimentos de Saúde com atendimento ambulatorial: 11 estabelecimentos

[editar] Educação

Alunos matriculados no Ensino pré-escolar (2009): 878 alunos, sendo 94 da em escola pública estadual e 485 em escola pública municipal.

Alunos matriculados no Ensino fundamental(2009): 5479 alunos, sendo 1005 matrículas em escola pública estadual e 4474 matrículas em escola pública municipal.

Alunos Matriculados no Ensino Médio (2009): 506 alunos, sendo todos da rede pública estadual.

[editar] Comunicações

[editar] Transportes

[editar] Cultura

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Religião

[editar] Esportes

[editar] Vídeos

[editar] Referências

Diagnóstico do Município

Wikipedia

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento