Jaramataia

De WikiAlagoas
Localização do município de Jaramataia no mapa do Estado de Alagoas

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

A origem do município, datada por volta de 1882, é a fazenda Jaramataia, de Manoel Barbosa Farias. O nome se originou da grande quantidade de jaramataias - árvore abundantes que cobriam parte das terras.

[editar] Demografia

O município de possui 5.562 habitantes, dos quais 52,44% em área urbana e os outros 47.56% em área rural; a população é composta principalmente por homens.

[editar] História

A origem do município, datada por volta de 1882, é a fazenda Jaramataia, de Manoel Barbosa Farias. Naquela época, havia apenas uma pequena casa onde residia uma senhora conhecida como Luzia. Exatamente onde se encontrava hoje construída a cidade era a sede da fazenda. Pouco tempo depois chegou ao local Dezinho Barbosa de Amorim, que começou um pequeno sítio. Os oito filhos do seu casamento continuaram na região formando suas próprias famílias e fazendo crescer o povoado: a Jaramataia dos Barbosa. O nome se originou da grande quantidade de jaramataias - árvore abundantes que cobriam parte das terras. Em 1900 foi construída a primeira capela do povoado. Cinquenta e quatro anos depois foi concluída a atual matriz de Nossa Senhora da Conceição. O povoado cresceu rápido e em 1961 foi elevado à condição de distrito. O desenvolvimento fez alguns pedirem a emancipação, tendo como líderes Olavo Barbosa de Oliveira, José Barbosa César, Aureliano Barbosa César, José Azarias Barbosa, José Maria Cavalcante e José Cícero Barbosa.

[editar] Geografia

[editar] Localização

Entrada do município de Jaramataia

Com uma área territorial de 104km² e situado a aproximadamente 174km de Maceió, Jaramataia se localiza no sertão de Alagoas. O município faz divisa ao norte com Major Isidoro; a sul com Traipú; a leste com Girau de Ponciano e a oeste com Batalha. Coordenadas geográficas - 9º 39'33” de latitude e 37º 0'16” de longitude oeste de Greenwich (W. Gr.), sua altitude é de 164 m. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101 e AL-220, com percurso em torno de 174km.

[editar] Clima

O clima é do tipo tropical semi-árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm.

[editar] Vegetação

A vegetação é basicamente composta por caatinga hiperxerófila com trechos de floresta caducifólia.

[editar] Relevo

O município de Jaramataia está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona; Relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino.

[editar] Solos

Os solos, nos patamares compridos e baixas vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural m édia e problemas de sais; topos e altas vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; topos e altas vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos,drenados e fertilidade natural média e as elevações residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.


[editar] Hidrografia

O município de Jaramataia está inserido da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, sendo banhado pela sub-bacia do rio Traipú, que o limita a leste. Seus principais afluentes são os riachos das Pedras e Urubu. O riacho da Pedras, juntamente com a drenagem secundária, alimenta um açude de médio-grande porte, próximo à sede do município. O padrão de drenagem predominante é o paralelo. O sistema fluvial deságua no rio São Francisco.

[editar] Política

Em 2006, segundo os dados do IBGE, o colégio eleitoral do município de Jaramataia contava com 4.286 eleitores, cerca de 77% da população. Prefeito do município desde 2008, Pinheiro, do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, tem como vice Ricardo Paranhos. Coligação Juntos continuaremos unidos.

[editar] Saúde

A rede pública de saúde não dispõe de hospitais, existindo apenas 09 unidades ambulatoriais e 06 postos de saúde. Não existem consultórios médicos ou odontológicos registrados no município.

[editar] Economia

Segundo os dados do IBGE, o principal produto agrícola produzido em Jaramataia é o milho (em grãos). O município também produz feijão e algodão herbáceo.


Jaramataia faz parte da bacia leiteira de Alagoas, e é um dos 17 municípios que pasteurizam praticamente todo o leite que abastece o estado. O pólo da bacia leiteira de Alagoas é considerado o mais abrangente na produção de leite in natura da região Nordeste, formada por aproximadamente 2.500 produtores rurais, os quais geram 25.000 empregos diretos. Sua produção atinge todas as capitais do Nordeste e algumas capitais do Sudeste do Brasil.

Produção Agrícola
Pecuária

[editar] Saneamento Básico

Jaramataia será um dos 14 municípios do sertão que irá se benefeciar com a construção do aterro sanitário regional. Para apoiar a operação do aterro sanitário, serão instaladas também unidades de transbordo e reciclagem em pontos estratégicos da região. As áreas degradadas pelos lixões em cada município serão recuperadas após a implantação do aterro sanitário.

[editar] Educação

Jaramataia conta com 05 escolas de ensino fundamental, todas municipais. Para o ensino médio há somente 01 escola estadual. Em 2009, foram realizadas 1.496 matrículas: 1.250 para o ensino fundamental e 246 para o ensino médio.

[editar] Sistema de Transportes

Frota 2009:

Automóvel - 84 automóveis

Caminhão - 11 caminhões

Caminhão trator - 8 caminhões trator

Caminhonete - 25 caminhonetes

Micro-ônibus - 8 micro-ônibus

Motocicleta - 82 motocicletas

Motoneta - 10 motonetas

Ônibus - 2 ônibus

Trator de rodas - 0 trator de rodas

[editar] Cultura

Entre os eventos, destacam-se: a festa da Emancipação Política em 20 de junho, a tradicional vaquejada em setembro e a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, comemorada em 08 de dezembro.

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Espaços Culturais

O município é um dos maiores produtores de leite do estado e tem como atrações o Centro Cultural Beto Barreto e a prainha do Açude, ponto de encontro da população local e também de visitantes.

[editar] Vídeos

[editar] Referências

IBGE

Tribunal Superior Eleitoral

Diagnóstico do município de Jaramataia

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento