Inhapi

De WikiAlagoas

Inhapi é um município de Alagoas, situado a 263,1 Km de Maceió. Tem uma população de 17.898 habitantes (2010) e um território de, aproximadamente, 376,853 km². Inhapi esta situado a uma altitude de 410 metros acima do nível do mar.

Localização de Inhapi no mapa do estado de Alagoas
Localização de Inhapi no mapa do estado de Alagoas, dividido em Macro e Microrregião geográfica

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

O vocábulo é de origem indígena e significa “água na pedra” (inha= pedra e pi= água). O seu território é cheio de enormes pedras, e muitas delas guardam a água da chuva em suas saliências.

[editar] Demografia

População: 17 902 habitantes

[editar] História

A colonização do município de Inhapi é relativamente recente. Começou por volta de 1902, quando foi construída a primeira residência no local. Era de propriedade da família Moreira. Logo após, outra propriedade, de Margarida Vieira, também foi implantada. Data do mesmo ano a construção da primeira capela, sendo responsável José Miguel, que pouco depois deixou a região.

Em 1917, foi realizada a primeira feira, que continuou com movimento crescente. No mesmo ano, também chegou ao lugarejo o Coronel Anjo da Guia, que construiu mais de uma casa. Em 1918, foi a vez de Vida Ferreira abrir uma loja, que ainda existe.

As notícias sobre a povoação que se formava chamaram a atenção de moradores de regiões vizinhas e, em pouco tempo, muitos já estavam residindo no lugar. Foram as famílias de José Ferreira Villar, Pedro Horário, Nezinho Pereira e João Martins da Silva. Mais tarde veio Zeca Biê e Teodorico Alves Bezerra.

A emancipação política de Inhapi se deu através da Lei 2.460, de 22 de agosto de 1962, acontecendo a instalação oficial no mesmo ano. O território foi desmembrado de Mata Grande. A hospitalidade e animação da população de Inhapi está presente em todas as festividades, que atraem grande parte de visitantes das regiões vizinhas. Carente em atrativos naturais, destacam- se pelos eventos: Festa de Reis (6 de janeiro), o Micahipi - carnaval fora de época (maio) e a festa da padroeira, Nossa Senhora do Rosário (outubro).

[editar] Geografia

[editar] Localização

O município de Inhapi est á localizado na região oeste do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com os municípios de Mata Grande e Canapi, a sul com Piranhas e São Jos é da Tapera, a leste com Senador Rui Palmeira e Canapi e a oeste com Água Branca e Olho D’ Água do Casado. O acesso a partir de Macei ó é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-423 e AL- 145, com percurso em torno de 263,10 km (figura 2).

[editar] Divisão Administrativa

[editar] Clima

O clima é do tipo Tropical Chuvoso, com ver ão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar at é outubro.

[editar] Vegetação

A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.

[editar] Relevo

O município de Inhapi está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas at é o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predomin ância de média para alta.

[editar] Hidrografia

O município de Inhapi está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Ribeira do Capiá, que o limita a SE. Os principais afluentes são: a norte, os Riachos Cabeceiro e da Promissão; a leste, os Riachos Mulungu, Fundo, do Touro e Alferes; nas porções centro e sul do município, os Riachos Enéias Lisboa, Vaca Branca, das Batatas, Croat á, Poço Grande e Vermelho. No extremo NW, os Riachos Fundo e Olho d’ Água Seca. O padrão de drenagem predominante é o pinado, uma variação do dendrítico.

[editar] Política Municipal

Prefeito: José Cícero Vieira (PT)

[editar] Indicadores sócio-econômicos

[editar] Saúde

Estabelecimentos de Saúde total: 6

[editar] Educação

Escolas - Ensino fundamental - 43

Escolas - Ensino médio - 1

Escolas - Ensino pré-escolar - 19

[editar] Economia

[editar] Produção Agrícola

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Inhapi consiste no cultivo de: Algodão herbáceo, feijão, mamona, mandioca e milho.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Inhapi, nos anos de 2007 e 2008.

Inhapi agri.png


[editar] Produção Pecuária

De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Inhapi é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asininos, bovinos, caprinos, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, muar, ovinos, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Inhapi, entre os anos de 2003 e 2008.

Inhapi pec.png

[editar] Comunicações

[editar] Transportes

Automóvel - 241

Caminhão - 31

Caminhão trator - 8

Caminhonete - 154

Micro-ônibus - 6

Motocicleta - 970

Motoneta - 87

Ônibus - 1

Mapa Rodoviário de Alagoas






O mapa ao lado mostra os principais acessos entre as cidades alagoanas. Para um maior detalhamento das vias existentes no estado ir até o site: DER-AL

[editar] Cultura

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Religião

[editar] Esportes

[editar] Ver Também

[editar] Vídeos

[editar] Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inhapi

http://www.extralagoas.com.br/noticia.kmf?noticia=7753972&canal=331

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

http://viajandotodoobrasil.blogspot.com/

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/alagoas/relatorios/INH038.pdf

http://www.planejamento.al.gov.br/

Associação dos Municípios Alagoanos - AMA

DER-AL

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento