Estrela de Alagoas

De WikiAlagoas
Estrela de Alagoas.png

Estrela de Alagoas é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2010 era de 17.254 habitantes.

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

Pertencia à Palmeira dos índios, antes de sua emancipação. O lugar era conhecido por Bola, em razão de existirem em suas matas muitos exemplares de tatu-bola, animal que atraía os caçadores. Por sugestão de um religioso que dava assistência na localidade, padre Ludgero, o local recebeu o nome de Estrela de Alagoas, quando da criação do município.

[editar] Demografia

Estrela de Alagoas - AL Censo 2010 - Primeiros Resultados

  • Total da população 17.254 pessoas
  • Total de homens 8.398 pessoas
  • Total de mulheres 8.856 pessoas
  • Total da população urbana 4.031 pessoas
  • Total da população rural 13.223 pessoas
  • Total de domicílios particulares 5.844 domicílios
  • Total de domicílios particulares ocupados 4.840 domicílios
  • Total de domicílios particulares não-ocupados fechados 73 domicílios
  • Total de domicílios particulares não-ocupados de uso ocasional 182 domicílios
  • Total de domicílios particulares não-ocupados vagos 749 domicílios
  • Total de domicílios coletivos 0 domicílios
  • Total de domicílios coletivos com morador 0 domicílios
  • Total de domicílios coletivos sem morador 0 domicílio


[editar] História

Conta a tradição que, em meados do século XIX, havia na região muitos animais selvagens, entre os quais se destacava o tatu-bola. Daí haver sido denominado de Bola o novo povoamento, que se formou em terras pertencentes ao município de Palmeira dos Índios.

Registra a história que seus fundadores pertenciam à família dos Gonzaga, tendo destaque os nomes de Antônio Gonzaga,Manoel Gonzaga e Augusto Gonzaga que, incansavelmente, lutaram pela prosperidade do novo povoado. Em 1952, o Padre Ludgero, vigário da paróquia de Palmeira dos Índios, celebrou a primeira missa no povoado e, vendo a necessidade da população de instrução escolar, trouxe a primeira escola, que começou a funcionar em casa de Honorato Gonzaga, tendo como instrutora a professora Laura.

Por sugestão do referido padre foi mudado o nome do povoado de Bola para Estrela, tendo em vista o progresso que teve a localidade em pouco tempo de existência. No dia 9 de janeiro de 1959, por idéia do Sr. Luiz Duarte, comerciante, foi criada a primeira feira-livre, o que concorreu para um maior desenvolvimento.

A idéia de emancipação foi crescendo entre a população e foi concretizada com a criação do novo município, que recebeu o nome de Estrela de Alagoas em 5 de outubro de 1989, e emancipação em 5 de outubro de 1992, tendo como seu primeiro prefeito o Sr. Adalberon Alves Duarte, tomado posse no dia 1 de janeiro de 1993, data da instalação do município.

Onde posteriormente foi substituído pelo Sr. Antonio Garrote da Silva, em 1 de janeiro de 1996 ate 31 de dezembro de 2003, que la também realizou vários e bons trabalhos que refletem ate hoje nesse município.

Praça Luiz Duarte

[editar] Geografia

População  : 17.254 habitantes

Área : 259,77 km 2

Bioma : Caatinga

[editar] Localização

Situado na Mesorregião do Agreste Alagoano e na Microrregião de Palmeira dos Índios, o município é limitado ao norte pelo município de Bom Conselho; ao sul pelo município de Igaci; a leste pelo município de Palmeira dos Índios; a oeste pelos municípios de Minador do Negrão e Cacimbinhas.

[editar] Divisão administrativa

[editar] Clima

Situado em latitudes baixas, possui clima tropical megatérmico, quente durante quase todo o ano, e subúmido de tipo seco. As temperaturas médias mensais mantêm-se quase que uniformes ao longo do ano, elevando-se um pouco além da média anual (cerca de 24°C) de novembro a abril (entre 25 e 26°C) e decrescendo no trimestre de inverno (junho a agosto) com a chegada das chuvas mais constantes (21 a 22°C). De novembro a março as temperaturas variam de 32 a 33°C. O regime de chuvas apresenta-se com as características da chamada "Zona do Agreste". Os totais anuais são relativamente pequenos (1.000 mm) e com probabilidade de maior concentração de chuvas nos meses de abril a agosto (75% em média), sobretudo de maio a julho. No restante do ano, chove muito menos do que na Zona da Mata, porém bem mais que no Sertão, entretanto, com exceção dos meses de junho, julho e agosto, os demais meses não possuem chuvas suficientes para a demanda ambiental, pois além de chover bem menos, suas temperaturas e evapotranspiração são muito altas.

[editar] Hidrografia

Águas Superficiais

O município de Estrela de Alagoas encontra-se inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Traipu, que limita o município , e cujos principais tributários são o Riacho do Boi, na porção centro-leste e o Rio Doce, na porção do município. O padrão de drenagem é do tipo dendrítico.

Domínios Hidrogeológicos

A área do município em estudo está inserida no Domínio Hidrogeológico Fissural: Subdomínio Rochas Metamórficas: caracterizado por rochas do embasamento cristalino regionalmente representadas por granulitos do Grupo Girau do Ponciano e pelos complexos gnaíssico-migmatítico e migmatítico granítico (Arqueano), rochas vulcano-sedimentares, compostas por quartzitos, micaxistos, gnaissese metavulcânicas diversas do Grupo Macururé e ortognaisses (Proterozóico).

[editar] Solo

Latosolo vermelho amarelo eutrófico textura média e prodzólico vermelho amarelo equivalente eutrófico textura média.

[editar] Vegetação

É, em sua maioria, do tipo arbustivo. Existem ainda alguns focos de matas, onde se podem encontrar madeiras de várias espécies e pastos naturais. Como o tempo, a vegetação nativa foi dando lugar a fruticultura a ao plantio de capins de tipos variados, para sustentação dos rebanhos.

[editar] Relevo

Os solos são do tipo Podzólicos, bem drenados; nos fundos de vales os solos s ão aluviais, mal drenados e nas cristas residuais ocorrem os solos Litólicos, mal drenados.

[editar] Riquezas naturais

Na parte vegetal, ainda restam boas quantidades de madeiras próprias para construção e plantas medicinais. No mineral, existem jazidas de pedras calcárias, mármore de excelente quantidade, mica, ferro e sal-gema. No reino animal são encontrados tatus, raposas etc.

[editar] Fauna

A fauna é constituída por animais silvestre comuns à região, tais como raposas, guaxinins, tatus, guarás, gambás, cassacos, preás, furão, sagüins, dentre outros. Aves enumeraram as mais comuns que são: galos de campinas, papa-capim, codornizes, azulões, caboclinhos, rolinhas, anuns, gaviões, garças azulões etc.

[editar] Flora

A flora é constituída por arbustos e fruteira naturais, tipo seriguela, pinheira, cajueiro, umbuzeiro e pequenas matas, que estão dando lugar a pasto artificiais e expansão do cultivo de fruteira para comercialização. Nos focos remanescentes de mata, encontramos pau d'arco amarelo, murici, amarelo, jatobá, sapucaia e angico, entre outros.

[editar] Política municipal

José Almerino da Silva (PP)

Número de eleitores inscritos em Estrela de Alagoas nos anos de 2008 – 2009 de 12.040 e 12.125 respectivamente.

Prefeitura Municipal de Estrela de Alagoas

[editar] Indicadores sócio-econômicos

[editar] Saúde

Estrela de Alagoas em 2009 teve um número de alunos matrículados em escolas do ensino fundamental com cerca de 3.552 alunos, senod que destes 293 forma matriculados em escolas públicas estaduais, escola pública municipal 3.259. No ensino médio forma matriculados em 2009 cerca de 402 alunos, todos em escolas públicas federais.

Estrela de Alagoas - AL Ensino - matrículas, docentes e rede escolar 2009- dados do IBGE

  • Matrícula - Ensino fundamental - 2009 (1) 3.552 Matrículas
  • Matrícula - Ensino fundamental - escola pública estadual - 2009 (1) 293 Matrículas
  • Matrícula - Ensino fundamental - escola pública federal - 2009 (1) 0 Matrículas
  • Matrícula - Ensino fundamental - escola pública municipal - 2009 (1) 3.259 Matrículas
  • Matrícula - Ensino fundamental - escola privada - 2009 (1) 0 Matrículas
  • Matrícula - Ensino médio - 2009 (1) 402 Matrículas
  • Matrícula - Ensino médio - escola pública estadual - 2009 (1) 402 Matrículas
  • Matrícula - Ensino médio - escola pública federal - 2009 (1) 0 Matrículas
  • Matrícula - Ensino médio - escola pública municipal - 2009 (1) 0 Matrículas
  • Matrícula - Ensino médio - escola privada - 2009 (1) 0 Matrículas
  • Matrícula - Ensino pré-escolar - 2009 (1) 451 Matrículas
  • Matrícula - Ensino pré-escolar - escola pública estadual - 2009 (1) 0 Matrículas

[editar] Educação

Segue abaixo o número de Estabelecimentos de sáude em Estrela de Alagoas, com dados retirados do IBGE.

Estrela de Alagoas - AL Serviços de Saúde 2009

  • Estabelecimentos de Saúde total 13 estabelecimentos
  • Estabelecimentos de Saúde público total 13 estabelecimentos
  • Estabelecimentos de Saúde público federal 0 estabelecimentos
  • Estabelecimentos de Saúde público estadual 0 estabelecimentos
  • Estabelecimentos de Saúde público municipal 13 estabelecimentos
  • Estabelecimentos de Saúde privado total 0 estabelecimentos
  • Estabelecimentos de Saúde privado com fins lucrativos 0 estabelecimentos
  • Estabelecimentos de Saúde privado sem fins lucrativos 0 estabelecimentos
  • Estabelecimentos de Saúde privado SUS 0 estabelecimentos

[editar] Atividades Agropecuárias

A atividade agropecuária desenvolvida no estado de Alagoas, e consequentemente no município de Estrela de Alagoas, estarão subdivididas em produção agrícola, produção pecuária. Assim, seguem alguns dados da produtividade em cada uma das referidas subdivisões da produção agropecuária de Estrela de Alagoas.

[editar] Produção Agrícola

Área colhida, quantidade produzida e valor da produção dos produtos agrícolas da lavoura temporária, entre os anos de 2007 e 2008. Com áreas colhidas de mandioca, milho e feijão.
Agropecuária

[editar] Produção Pecuária

Segundo o IBGE , Estrela de Alagoas possui uma produção de rebanhos, onde constam dados da produção entre os anos 2003 à 2008, assim como segue na tabela ao lado.
Estreladealagoaspecuaria.png

[editar] Saneamento Básico

População atendida, quantidade de ligações e economias , extensão da rede, volume produzido, consumido e faturado- 2007.

Saneamento.png

[editar] Comunicações

[editar] Transportes

Estrela de Alagoas fica cerca de 147 Km de Maceió.

[editar] Aeroportos

[editar] Ferrovias

[editar] Hidrovias

[editar] Rodovias

[editar] Frota do município

  • Automóvel - Tipo de Veículo 328 Automóvel
  • Caminhão - Tipo de Veículo 26 Caminhão
  • Caminhão trator - Tipo de Veículo 0 Caminhão Trator
  • Caminhonete - Tipo de Veículo 124 Caminhonete
  • Micro-ônibus - Tipo de Veículo 33 Micro-ônibus
  • Motocicleta - Tipo de Veículo 629 Motocicleta
  • Motoneta - Tipo de Veículo 57 Motoneta
  • Ônibus - Tipo de Veículo 11 Ônibus
  • Trator de rodas - Tipo de Veículo 0 Trator de rodas

[editar] Transporte coletivo urbano

[editar] Cultura

O município se destaca pelas festividades, sendo as principais a Festa do Caju, a da emancipação política e a da padroeira.

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Religião

Igreja de São João Batista

[editar] Esportes

[editar] Ver Também

[1]


[editar] Vídeos

[editar] Referências

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento