Dois Riachos

De WikiAlagoas

Dois Riachos é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2010 era de 10,879 habitantes. O Município faz parte da Microrregião Santana do Ipanema.

Localização de Dois Riachos em Alagoas

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

Dois pequenos córregos d`água existentes no local, encontrados pelo pioneiro Miguel Vieira de Novaes, em 1907, assinalaram o início do pequeno povoado e deram nome ao município.

[editar] Demografia

População 2010 = 10.879

Área da unidade territorial (Km²) = 140

Gentílico = riachense

[editar] História

Miguel Vieira de Novaes foi o primeiro habitante do local onde hoje se ergue a cidade. Oriundo de um aglomerado urbano chamado de Pai Mané, atualmente pertencente ao município, Miguel chegou ao lugar no ano de 1907. Após algum tempo, as obras de construção da estrada interligando Delmiro Gouveia a Maceió atingiram aquela área. Por ser muito conhecido no lugar, Miguel Vieira foi designado como chefe da turma responsável pelos trabalhos naquele trecho. Aproveitando a oportunidade, ele construiu um barraco no local onde hoje está situada a Praça da Independência e ali estabeleceu um comércio com uma pequena hospedaria. Um dos elementos mais fortes do bando de Lampião, o Corisco, comandou um ataque à região com um grupo de cangaceiros em 1936. Nesse período, a localidade denominava-se Garcia, em virtude de um riacho do mesmo nome que passa por lá. Por esta época, Júlio Firmino Lima chegou a Garcia trazendo mais operários para os trabalhos da rodovia. Foi o responsável pela criação da primeira feira do local. A partir daí, o povoado prosperou bastante. O progresso culminou com a autonomia municipal, adquirida em 7 de junho de 1960, pela Lei nº 2.238. Desmembrado de Major Isidoro, o município foi instalado oficialmente em 8 de julho do mesmo ano. O primeiro prefeito foi Tibúrcio Soares da Silva, nomeado em caráter provisório para o período de 1960-61. Já o primeiro prefeito eleito pela população foi Antônio Francisco Cavalcante, que cumpriu mandato de 1961 a 1966. Na luta pela emancipação política, destacaram-se Benedito Barbosa, João Farias Porangaba, Antônio Francisco Cavalcante e Deoclécio Ferreira de Souza. Sob o ponto de vista eclesiástico, o município pertence à jurisdição da Diocese de Palmeira dos Índios. Está integrado à Paróquia da Senhora Santana, da cidade de Santana do Ipanema. O padroeiro local é São Sebastião, mas a comunidade católica festeja também Nossa Senhora de Fátima (13 de maio), São João Batista (24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Padre Cícero (20 de julho).

[editar] Geografia

[editar] Localização

O município de Dois Riachos est á localizado na região centro-oeste do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com o estado de Pernambuco, a sul com o município de Oliven ça e Major Isidoro, a leste com Cacimbinhas e Major Isidoro e a oeste com Santana do Ipanema.Dois Riachos está inserida na mesorregião Sertão Alagoano e na microrregião Santana do Ipanema. A sede do município tem uma altitude aproximada de 245 m. O acesso a partir de Maceió é feito através da rodovia pavimentada BR-316, com percurso total em torno de 189 km.

Acesso Aéreo: Só de helicóptero

Acesso Portuário: Não há.

[editar] Divisão administrativa

[editar] Clima

O clima é do tipo Tropical Chuvoso, com ver ão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro.

[editar] Vegetação

A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.

[editar] Relevo

O município de Dois Riachos está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas at é o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta.

[editar] Hidrografia

O município de Dois Riachos encontra-se inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, sendo banhado pela sub-bacia do rio Dois Riachos, que atravessa a sede do município no sentido norte-sul. Os principais tributários s ão os riachos do Cágado e Amaro Ferreira, na porção NE do município. O padr ão de drenagem é do tipo dendrítico. Excluindo o rio São Francisco, todos os afluentes e subafluentes são intermitentes. A área da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo.

[editar] Política municipal

Prefeitura municipal de Dois Riachos.

Prefeito: Rozineide Barbosa de Araújo Camilo

Partido: PSDB

Telefones Prefeitura: (82)9933-2477

Endereço: Avenida Miguel Vieira Novaes, s/n - Centro

Região AMA: SERTÃO

CEP: 57560-000

Fax Prefeitura: 3620-1486

Data Emancipação: 08/07/1960

[editar] Indicadores sócio-econômico

[editar] Economia

Dados agricultura 2007-2008.
Dados pecuária 2003-2008.

As principais atividades econômicas do município são: Comércio, serviços, agro-pecuária e atividades de extrativismo vegetal e silvicultura. Atualmente conta com 62 empresas com CNPJ, atuantes (1998), ocupando 316 pessoas (2,86% da população). Na área de pecuária, conta com os seguintes rebanhos (cabeças): bovinos –8.852; suínos –2.077; eqüinos –494; asininos –76; muares – 99; caprinos –1.039; ovinos –3.875, aves –22.729. A produção leiteira é de 2.891.000 litros e a de ovos de galinha –69.000 d úzias. Na área agrícola: Feijão –1.243 ha (296 t), Mandioca – 128 ha (1.088 t) e Milho –220 ha (92 t). O extrativismo vegetal produz 08 t de castanha de caju, 05 t de carvão vegetal e 1.154,00 m3 de lenha, evidenciando a existência de sérios problemas ambientais em uma região que j á é semi-árida.No ranking de desenvolvimento, Dois Riachos está em 82º lugar no estado (82/102 municípios) e em 5.330º lugar no Brasil (5.330/5.561 municípios).

Existem 01 agência do Banco do Brasil e 01 agência dos Correios instalados no município.

Curral do Gado, A prefeita Atual do Municipio, acabou perdendo os recursos do Curral para o beneficio do Povo Dois Riachense, fazendo com que a principal atividade economica do povo Regrida cada vez mais.

[editar] Saúde

A rede pública de saúde não dispõe de hospital, existindo no município 04 Unidades Ambulatoriais, 02 Postos de Saúde e 01 Centro de Sa úde. Não há consultórios médicos ou odontológicos registrados.

Existem no município 2.594 domicílios particulares permanentes, dos quais 1.585 (61,10%) possuem banheiro ou sanit ário e destes, apenas 05 (0,20%) possuem banheiro e esgotamento sanitário via rede geral. Cerca de 615 (23,70%) são abastecidos pela rede geral de água, enquanto que 214 (8,30%) são abastecidos por poço ou nascente e 1.738 utilizam outras formas de abastecimento (a maioria, 67,00%). Apenas 1.109 (42,80%) domicílios s ão atendidos pela coleta de lixo, evidenciando a possível exist ência de focos de sérios problemas ambientais e de saúde pública para a população.

Onde o Municipio encontra-se em Saúde precárias, informações compravadas, que Falta Médicos e entre outros, apenas o atendimento é feito as Quarta-Feiras, coisa que saúde não tem hora e nem data marcada.

[editar] Educação

Na área educacional, o município dispõe de 25 escolas de ensino pré-escolar com 514 alunos matriculados e 31 escolas de ensino fundamental com 3.409 alunos matriculados. Não existem escolas de ensino médio. Da população total residente, 4.341 habitantes com 10 anos ou mais de idade são alfabetizados (39,20%). A merenda Escolar encontra-se toda desfalcada dos 80 mil reais que chegar para a merenda apenas 5 mil é investidos e alimentos de má qualidade para os alunos, Informações comprovadas

[editar] Comunicações

A cidade possui duas rádios locais: Tangará FM, Monteiro FM.

[editar] Transportes

Automóveis = 231

Caminhões = 42

Caminhões-trator = 0

Caminhonetes = 68

Micro-ônibus = 10

Motocicletas = 566

Motonetas = 45

Ônibus = 2

Tratores = 0

[editar] Cultura

Culinária local com destaque para o cuscuz, feijoada, galinha de capoeira.

Os eventos com maior destaque da cidade são: a festa de São Sebastião em janeiro,a festa de Nossa Senhora da Saúde (Padroeira) em 02 de fevereiro, a emancipação política de Dois Riachos em 08 de julho, a vaquejada em setembro.


[editar] Espaços culturais

[editar] Patrimônio histórico, artístico ou natural

[editar] Folclore

[editar] Religião

Igreja de São Sebastião.

[editar] Esportes

No município de Dois Riachos existe um estádio local: Estádio Rainha Marta.


[editar] Vídeos

[editar] Referências

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

http://www.der.al.gov.br/distancias.php

http://www.maceiobrasil.com.br/2007/municipios.php?acao=noticia&noticia=1181&titulo=Dois%20Riachos

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento