Batalha

De WikiAlagoas
Bandeira Batalha.gif
Localização do município de Batalha no mapa do Estado de Alagoas

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

O município de Batalha era, no início, conhecido por Belo Monte, situado à margem do rio São Francisco. O povoado cresceu de forma proporcional ao aumento da população. O nome Batalha foi dado, segundo a lenda, por causa de uma luta entre soldados da polícia estadual e fanáticos seguidores de um leigo que dominava o local através da religião.

[editar] Demografia

O município de Batalha possui 17.076 habitantes, dos quais 70,52% em área urbana e os outros 29,48% em área rural; a população é composta principalmente por mulheres.

[editar] História

A freguesia foi criada em 1855 sob as bênçãos de Nossa Senhora do Bom Conselho. Fez parte do município de Traipu até 1886 quando foi elevada à condição de vila. Posteriormente, foi elevada à condição de município com o nome de Belo Monte. Uma lei em 1893 tornou sem efeito esse ato e a vila voltou a pertencer a Traipu. Depois foi incorporada a Pão de Açúcar. Sucessivas leis marcaram o desmembramento da vila e sua posterior reintegração a outros municípios. Somente em dezembro de 1947, uma lei estadual transferiu a sede do então município de Belo Monte para a Vila da Batalha. Em 1949, finalmente, o município assegurou o nome de Batalha, transformando-se em comarca apenas em 1952.

[editar] Geografia

[editar] Localização

Com uma área territorial de 321km² e situado a aproximadamente 186km de Maceió, Batalha localiza-se no sertão de Alagoas. O município faz divisa ao norte com Major Isidoro; a sul com Belo Monte; a leste com Jaramataia e Traipú e a oeste com Jacaré dos Homens. Coordenadas geográficas – 9º 40'40" de latitude sul e 37º 07'29" de longitude oeste de Greenwich (W. Gr.), sua altitude é de 120 metros. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101 e AL-220, com percurso em torno de 186km.

[editar] Clima

Batalha tem um clima semi árido, com estação chuvosa durante o inverno e período de chuva que se inicia em março e dura até setembro. Há também uma estação de estiagem, período de intenso calor durante o dia e frio pela noite, lembrando assim um clima de deserto. Máxima de 39° C e mínima de 22° C.

[editar] Vegetação

A vegetação de Batalha é composta por floresta caducifólia, cerrado e caatinga.

[editar] Relevo

Moderadamente dissecado, apresentando altitudes entre 300-700 metros, com solos pobres e rasos, salvo nas áreas fundas de vales estreitos e profundos.

[editar] Hidrografia

Rio Ipanema

Inserido na bacia hidrográfica do Rio Ipanema no sentido Norte-Sul, desaguando no Rio São Francisco. O Rio Ipanema corta toda região e é seu principal acidente geográfico.

[editar] Política

Em 2006, segundo os dados do IBGE, o colégio eleitoral do município contava com 9.944 eleitores, cerca de 59% da população. Prefeito do município desde 2008, Paulo Dantas, do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, tem como vice Aloísio Rodrigues de Melo. Coligação Batalha cada vez melhor.

[editar] Saúde

O município conta com 19 estabelecimentos de saúde: 17 públicos e 02 privados. Somente uma morte, em decorrencia de problemas no aparelho circulatório, foi notificada nos estabelecimentos de saúde.

[editar] Economia

Batalha é o pólo centralizador da chamada bacia leiteira. Junto a ela, outros 16 municípios pasteurizam praticamente todo o leite que abastece o estado. O pólo da bacia leiteira de Alagoas é considerado o mais abrangente na produção de leite in natura da região Nordeste, formada por aproximadamente 2.500 produtores rurais, os quais geram 25.000 empregos diretos. Sua produção atinge todas as capitais do Nordeste e algumas capitais do Sudeste do Brasil.
Produção Agrícola
Pecuária

[editar] Saneamento Básico

Batalha será um dos 14 municípios do sertão que irá se benefeciar com a construção do aterro sanitário regional. Para apoiar a operação do aterro sanitário, serão instaladas também unidades de transbordo e reciclagem em pontos estratégicos da região. As áreas degradadas pelos lixões em cada município serão recuperadas após a implantação do aterro sanitário.

[editar] Educação

Batalha conta com 22 escolas de ensino fundamental: 19 municipais, 1 estadual e 2 privadas. Para o ensino médio, há somente 2 escolas: 1 estadual e 1 privada. Em 2009, foram realizadas 4.442 matrículas: 3.639 para o ensino fundamental e 803 para o ensino médio. O município ainda conta com uma faculdade particular a distância: a ULBRA, antiga NCA, polo CEDUS, que oferece os cursos de administração, serviço social, pedagogia, letras e psicopedagogia.


[editar] Sistema de transporte

Frota 2009:

Automóvel - 401 automóveis

Caminhão - 60 caminhões

Caminhão trator - 5 caminhões trator

Caminhonete - 109 caminhonetes

Micro-ônibus - 11 micro-ônibus

Motocicleta - 504 motocicletas

Motoneta - 117 motonetas

Ônibus - 1 ônibus

Trator de rodas - 0 trator de rodas

[editar] Espaço Cultural

A cidade tem como pontos atrativos a Serrinha Via Sacra, o monumento erguido em homenagem ao cinquentenário da emancipação política do município, localizado na praça da Penha e também o Parque de Exposições. Seus principais eventos são: a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha que acontece de 30 de agosto à 8 de setembro, e a exposição agropecuária que ocorre em outubro.

Praça da Penha
Vista do município a partir da Serrinha Via Sacra
Monumento do cinquentenário da emancipação política de Batalha
Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha
Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Esporte

Fundado em 21 de junho de 1999, o Sport Clube Batalha é, atualmente, o time de futebol oficial do município. Suas cores azul, vermelho e branco correspondem às da bandeira de Alagoas.

[editar] Vídeos

[editar] Referências

IBGE

Tribunal Superior Eleitoral

Diagnóstico do município de Batalha

Prefeitura municipal de Batalha

Wikipédia

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento