Barra de Santo Antônio

De WikiAlagoas

Barra de Santo Antônio é um município do Estado de Alagoas. Á 37km da capital tem uma população de 14.228 habitantes.

Localização do município de Barra de Santo Antônio no mapa do Estado de Alagoas

Tabela de conteúdo

Etimologia

O nome do município, um doa mais jovens doestado, desmembrado de São Luís do Quitunde, é originário do Rio Santo Antônio, que banha todo o seu núcleo urbano e o divide, formando duas partes distintas. Dele, a população tira boa parte de seu sustento.

Demografia

Tem um total de 14.228 habitantes, sendo 7.076 homens e 7.152 mulheres.

História

Barra de Santo Antônio deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1853. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio Grande, que corta a cidade em dois locais distintos: um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda). Neste lado, durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, destruído pelo tempo. Na época de progresso funcionou um estaleiro onde eram construídos barcos e navios de pequeno porte, com isso, o povoado foi crescendo. A pesca e a exploração da pedra calcárea sempre foram os pontos básicos da economia. O movimento de emancipação política do distrito, então pertencente a São Luís do Quitunde, foi liderado por Manuel Monteiro de Carvalho. Em 1960, a cidade conseguiu a emancipação.

Gentílico: barrense


Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31/12/1936 e 31/12/1937, figura no município de São Luís do Quitunde o distrito de Barra de Santo Antônio Grande.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30/12/1943, o distrito de Barra de Santo Antônio Grande passou a denominar-se simplesmente Barra de Santo Antônio.

Em divisão territorial datada de 01/07/1950, o distrito de Barra de Santo Antônio, ex Barra de Santo Antônio Grande, figura no município de São Luís do Quitunde.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 01/07/1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra de Santo Antônio, pela lei estadual nº 2285, de 20/08/1960, desmembrado de São Luís do Quitunde. Sede no antigo distrito de Barra de Santo Antônio. Constituído do distrito sede. Instalado em 22/09/1960.

Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


Alteração toponímica distrital

Barra de Santo Antônio Grande para simplesmente Barra de Santo Antônio alterado, pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30.12.1943.

Geografia

Localização

37km da capital

Município da região leste do estado de Alagoas. Localizado entre os municípios de Paripueira, São Luiz do Quitunde, Passo de Camaragibe, banhado pelo oceano Atlântico.

Divisão Administrativa

Barra de Santo Antônio-sede

Clima

Tropical Nordeste Oriental

Quente (média > 18º C em todos os meses do ano)

Úmido com 1 a 3 meses secos

Vegetação

Área antropizada

Relevo

Tabuleiros Costeiros

Hidrografia

Região Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental

Política Municipal

Prefeita: Maria Cícera Mendonça Casado (PTB)

Eleitorado 7.694 Eleitores

Indicadores sócio-econômicos

Economia

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Barra de Santo Antônio é contabilizada de acordo com a quantidade de: Banana,Batata-doce,Cana-de-açúcar,Coco-da-baía,Laranja,Mandioca,Manga e Pimenta-do-reino.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Barra de Santo Antônio, entre os anos de 2003 e 2008.

Barra sto ant 1.jpg
De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Barra de Santo Antônio é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asinino,Bovino,Asinino,Bovino,Caprino,Galinhas,Galos, frangas, frangos e pintos,Leite,Mel de abelha,Muar,Ovino,Ovos de galinha,Suíno,Vacas ordenhadas.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Barra de Santo Antônio, entre os anos de 2003 e 2008.

Barra sto ant 2.jpg

Saúde

Possui um total de 7 Estabelecimentos de Saúde público municipal.

Educação

Ensino - matrículas, docentes e rede escolar 2009 Matrícula - Ensino fundamental - 2009 : 3.599 Matrículas

Matrícula - Ensino médio - 2009  : 412 Matrículas

Docentes - Ensino fundamental - 2009 : 132 Docentes

Docentes - Ensino médio - 2009 : 10 Docentes

Comunicações

Rádio Barra FM 87,9

A Rádio Barra FM é situada na Rua Alcides Antônio Melo, 126, Centro, no município da Barra de Santo Antônio.

Transportes

Frota

Automóvel - Tipo de Veículo 405 Automóvel

Caminhão - Tipo de Veículo 19 Caminhão

Caminhão trator - Tipo de Veículo 0 Caminhão Trator

Caminhonete - Tipo de Veículo 44 Caminhonete

Micro-ônibus - Tipo de Veículo 8 Micro-ônibus

Motocicleta - Tipo de Veículo 162 Motocicleta

Motoneta - Tipo de Veículo 10 Motoneta

Ônibus - Tipo de Veículo 9 Ônibus

Trator de rodas - Tipo de Veículo 0 Trator de rodas

Cultura

Gastronomia

Folclore

Turismo

Barra de Santo Antônio tem no turismo sua vocação natural. Suas praias conservam característias selvagens e linhas de arrecifes formam piscinas naturais de uma limpidez incontestável. Cortada pelo Rio Santo Antônio Grande, a Barra se divide em duas partes, uma mais urbana que integra a estrutura da cidade, e, navegando pelo rio, a mais nativa, onde se concentram os principais pontos turísticos, entre eles a Ilha da Crôa, cuja travessia era feita por balsas até maio deste ano, quando a Prefeita atual, Maria Cicera Mendonça Casado (ciçou), consegui um grande avanço para a cidade com a conclusão da ponte que liga Barra I com a parte mais Nativa Ilha da Crôa. Ainda como atrativos, as praias de Carro Quebrado, das Enseadas e Tabuba. Entre as festividades, destacam-se o carnaval, o Ilha Fest os festejos juninos, a festa de abertura do verão, a festa do padroeiro, São Sebastião (20 de janeiro) e da Emancipação (20 de agosto).

Religião

Esportes

Ver também

Vídeos

Referências

Brasil Channel - Barra de Santo Antônio

IBGE-Censo2010 Demográfico

WikiPédia

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento