Barra de São Miguel

De WikiAlagoas
800PX-~1.PNG
Recifenabarra.jpg
Barra20067.jpg

Tabela de conteúdo

Etimologia

0barra.gif

Antes de sua emancipação, o município pertencia a São Miguel dos Campos. Destacado balneário do estado, local de inigualável beleza, a cidade é entrada de um porto natural e foz do Rio São Miguel, um dos primeiros pontos explorados pelos portugueses através do piloto italiano Américo Vespúcio, em 29 de setembro de 1501.

Demografia

Total da população 7.573 pessoas

Total de homens 3.765 pessoas

Total de mulheres 3.808 pessoas

Total da população urbana 6.521 pessoas

Total da população rural 1.052 pessoas

Total de domicílios particulares 4.471 domicílios

Total de domicílios particulares ocupados 2.013 domicílios

Total de domicílios particulares não-ocupados fechados 8 domicílios

Total de domicílios particulares não-ocupados de uso ocasional 2.153 domicílios

Total de domicílios particulares não-ocupados vagos 297 domicílios

Total de domicílios coletivos 25 domicílios

Total de domicílios coletivos com morador 6 domicílios

Total de domicílios coletivos sem morador 19 domicílios

História

Até a metade do século XVI, o território onde é atualmente ocupado pela Barra de São Miguel foi aldeamento dos índios Caetés, conhecidos pela prática da antropofagia. Segundo a história, eles teriam devorado o bispo Dom Pero Fernandes Sardinha, que veio de Portugal para catequizar a região. Ele teria trazido, então, uma imagem de Nossa Senhora Santana, que foi abandonada com o ataque dos índios e resgatada anos depois.

A área, de excelente localização geográfica, transformou-se num movimentado núcleo de pescadores. Manoel Gonçalves Ferreira montou um estaleiro para a fabricação de embarcações, que ficaram conhecidas em todo o país e deram emprego aos "experimentos mestres" do local. Foi de lá que saiu o maior navio nordestino da época, o "Sane-Duarte", e também o maior iate, "Claudio Dubeux". Com a instalação de novos estaleiros e o início do transporte rodoviário, por volta de 1930, a Barra entrou em declínio, que levou carpinteiros e calafatas ao êxodo para novas indústrias.

A autonomia administrativa ocorreu por força de interesses políticos. Somente em 1963, a Barra foi elevada à condição de município, desmembrado de São Miguel dos Campos.

Considerada a cidade balneária mais badalada de Alagoas, a Barra tem uma exuberante beleza natural, diversificada com praias de areia branca, águas cristalinas e ilhas de manguezais. De sua marina, partem diariamente embarcações para a praia do Gunga, que fica no município de Roteiro. A Barra se destaca pelos campeonatos esportivos que promove: de Pesca de Arremesso, Enduro de Moto e Jeep (abril), Nordestino de Surf (setembro), e Mountain Bike (novembro). E ainda: o Festival de Música (janeiro), Carnaval, festas juninas, festa da padroeira Nossa Senhora Santana (17 a 26/07) e Emancipação (2/08).

Gentílico: miguelense


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barra de São Miguel, pelo decreto estadual nº 100, de 24-03-1891, subordinado ao município de São Miguel de Campos.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de São Miguel de Campos o distrito de Barra de São Miguel.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Barra de São Miguel, figura no município aparece grafado São Miguel dos Campos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com denominação de Barra de São Miguel, pela lei estadual nº 2612, de 02-07-1963, desmembrado de São Miguel dos Campos. Sede no antigo distrito Barra de São Miguel. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Geografia

Localização

O município de Barra de São Miguel está localizado na região sudeste do Estado de Alagoas com área municipal ocupa 76,60 km² (0,28% de AL),

coordenadas geográficas

A sede do município tem uma altitude de aproximadamente 2,0 m e coordenadas geográficas de 09°50’24,0’’ de latitude sul e 35°54’28,8’’ de longitude oeste.

Acesso

O acesso a partir de Maceió é feito através da rodovia pavimentada AL-101, com percurso em torno de 36 km.

Divisão Administrativa

Limite territorial

Limitando-se a norte com o município de Marechal Deodoro, a sul com Roteiro, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com São Miguel dos Campos.

Inserida na meso-região do Leste Alagoano e na micro-região de Maceió, predominantemente na Folha Maceió (SC.25-V-C-IV) na escala 1:100.000, editada pelo MINTER/SUDENE em 1995.

Clima

O clima é do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no outono tendo início em fevereiro e término em outubro. A precipitação m édia anual é de 1.634.2 mm

Vegetação

A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e cerrado/ floresta. Com vasta área antropizada

Relevo

O relevo de Barra de São Miguel faz parte da unidade dos Tabuleiros Costeiros .Esta unidade acompanha o litoral de todo o nordeste, apresenta altitude m édia de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas. De modo geral, os solos são profundos e de baixa fertilidade natural.

Solos

Os solos da cidade Barra de São Miguel são representados pelos Latossolos e Podzólicos nos topos de chapadas e topos residuais; pelos Podzólicos com Fregipan, Podzólicos Plínticos e Podzóis nas pequenas depressões nos tabuleiros; pelos Podzólicos Concrecionários em áreas dissecadas e encostas e Gleissolos e Solos Aluviais nas áreas de várzeas

Geologia

O município de Barra de São Miguel encontra-se geologicamente inserido na Província Borborema, representada pelos litótipos do Grupo Barreiras, Depósitos Flúvio-lagunares e Depósitos Litorâneos.

O Grupo Barreiras , está representado por arenitos e arenitos conglomeráticos com intercalações de siltito e argilito.

Os Depósitos Flúvio-lagunares, englobam filitos arenosos e carbonosos.

Os Depósitos Litorâneos, são constituídos por areias finas e grossas e dunas móveis.


Hidrografia

O município de Barra de São Miguel encontra-se inserido nas bacias hidrográficas dos rios São Miguel e Niquim. O rio principal, que d á nome ao município, atravessa-o, no sentido NW-SE, constitui o limite a sul, com o município de Roteiro, desaguando no Oceano Atlântico. Dentro dos limites do município, não h á tributários importantes. O Rio Niquim, que banha a porção N e constitui o limite com o município de Marechal Deodoro, também não apresenta tributários relevantes dentro dos limites do município. O padrão de drenagem predominante é o dendrítico.(CPRM,2005).

Domínios Hidrogeológicos

A área do município em estudo está inserida no Domínio Hidrogeológico Intersticial, composto por rochas de idade Tércio-quaternária, constituída pelos sedimentos de cobertura da Formação Barreiras, e aluviões e sedimentos arenosos, siltosos e argilosos de idade Quaternária.(CPRM,2005).

Política Municipal

Prefeito José Medeiros Nicolau (PP), o Zezeco

Tel.: (82) 3272-1209 / 3272-1534

Fax: (82) 3272-1232

Email: pmbsm_gp@hotmail.com

End.: Pç. Miryel Cavalcanti, s/n – Centro

CEP: 57180-000

CNPJ: 12.263.869/0001-08

site: http://www.barradesaomiguel.al.gov.br/


Câmara Municipal

Santos (PRTB)

Eliane (PSDB)

Buja (PP)

Americo (PR)

Marcia Andrade (PMDB)

Severino do Gás (PSD)

Ten. Alberto (PT)

Doutor Chiquinho (DEM)

Beto Agra (PHS)

Indicadores sócio-econômicos

Saúde

Estabelecimentos de Saúde total 6 estabelecimentos

Estabelecimentos de Saúde público total 6 estabelecimentos

Estabelecimentos de Saúde público municipal 6 estabelecimentos

Educação

Ensino - matrículas, docentes e rede escolar 2009

Matrícula - Ensino fundamental - 2009 1.912 Matrículas

Matrícula - Ensino médio - 2009 304 Matrículas

Docentes - Ensino fundamental - 2009 98 Docentes

Docentes - Ensino médio - 2009 12 Docentes

Produção Agrícola

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Barra de São Miguel é contabilizada de acordo com a quantidade de: Banana, Cana-de-açucar, feijão, Laranja...

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Barra de São Miguel, entre os anos de 2003 e 2008.

Saomiguelagricola.png

Produção Pecuária

De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Barra de São Miguel do Colégio é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asinino, Bovino, Suino, Ovino...

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Barra de São Miguel, entre os anos de 2003 e 2008.

Saomiguelpecu.png

Comunicações

Transportes

Frota

Automóvel - Tipo de Veículo 309 Automóvel

Caminhão - Tipo de Veículo 16 Caminhão

Caminhão trator - Tipo de Veículo 0 Caminhão Trator

Caminhonete - Tipo de Veículo 40 Caminhonete

Micro-ônibus - Tipo de Veículo 2 Micro-ônibus

Motocicleta - Tipo de Veículo 159 Motocicleta

Motoneta - Tipo de Veículo 15 Motoneta

Ônibus - Tipo de Veículo 3 Ônibus

Trator de rodas - Tipo de Veículo 0 Trator de rodas

Cultura

Barra de Sao Miguel - 100 Anos de Historia.jpg

Livro: Barra de São Miguel (100 anos de História)

Autor: Josias Eleotério dos Santos

Tem como finalidade principal, reviver e retratar a história da sua Terra, como vivia a sua gente, seus costumes, sua descendência. No livro o autor leva o leitor a uma viagem através dos tempos, da época do descobrimento aos tempos modernos, passando pelos anos áureos da economia com o bom desempenho de sua indústria naval até a chegada dos tempos modernos com sua tecnologia. E assim o autor consegue aterrissar e mostrar para o mundo o colosso que é hoje a Barra de São Miguel com sua beleza natural, seu potencial turístico, seus condomínios, risortes e hotéis. Para os mais vividos é um passeio virtual através dos tempos, para os mais novos, uma curiosidade. É gostoso de se ler.

Josias Eleoterio dos Santos, 72 Anos, Alagoano, Filho de Pescador, Maritimo e Natural da Barra de São Miguel/AL

Lançamento: Dia 26/11/2011 apartir das 19:00hs na Barra de São Miguel na praça em frente a Igreja Catolica.

Figuras Ilustres

Manoel Gonçalves Ferreira - Armador

Milton Gonçalves Ferreira - Primeiro vice-reitor da Ufal

Leonita Vieira Cavalcanti - Matriarca que teve importante papel na luta pela autonomia do município.

Gastronomia

Folclore

Turismo

Boa parte da praia principal de Barra de São Miguel possui uma extensa barreira de recifes, que, na maré baixa, amansa o mar, formando uma enorme piscina natural de águas calmas, cristalinas e azuis.

Durante a maré alta e no trecho esquerdo da praia, onde não existe a proteção dos arrecifes, as ondas fortes são propícias à prática de surfe. Do outro lado da barra, margeando a faixa de areia, a Lagoa do Roteiro tem um vasto manguezal intocado.

Do Mirante Alto de Santana, é possível ver o magnífico cenário de Barra de São Miguel, onde sobressai o intenso azul do oceano, junto à barra ornamentada por coqueirais plantados em toda a orla, até Maceió.

Religião

Esportes

Ver também

Barra de São Miguel/Site de informações turísticas

Vídeos

Referências

IBGECenso2010 Barra de São Miguel

WikiPédia - Barra de São Miguel

BrasilChannel-Barra de São Miguel

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

[http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/alagoas/relatorios/BDSM006.pdf-DIAGNÓSTICO DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO MIGUEL- CPRM 2005]

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento