Água Branca

De WikiAlagoas

Água Branca é um município de Alagoas, situado a 304 Km de Maceió. Tem uma população de 19.377 habitantes (2010) e um território de, aproximadamente, 454,622 km². Água Branca esta situado a uma altitude de 570 metros acima do nível do mar.

Localização de Água Branca no mapa do estado de Alagoas
Localização de Água Branca no mapa do estado de Alagoas, dividido em Macro e Microrregião geográfica

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

Uma nascente de água muito límpida existente na região deu origem ao nome do lugar. A povoação inicial chamava-se Matinha de Água Branca ou Mata Pequena, e fazia parte do território de Mata Grande, até se desvincular daquele município serrano.

[editar] Demografia

População 2010: 19.376 habitantes

[editar] História

Até o século XVII o território de Água Branca fazia parte das sesmarias de Paulo Afonso (BA), uma das cidades mais antigas do Estado. Denominada Mata Pequena, Matinha de Água Branca, até se tornar o município de Água Branca. O nome surgiu de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas. A partir de 1769 o povoado começou a se formar na região com a família Vieira Sandes, o capitão Faustino Sandes arrematou algumas terras, atraído pelas serras, pela fertilidade do solo propício à cana-de-açúcar e pelas boas pastagens, formando o primeiro núcleo de povoamento e tornando-se o tronco dessa família em toda a região. A capela de Nossa Senhora do Rosário foi à primeira construída no povoado. Posteriormente, o Barão de Água Branca ergueu a matriz de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou à padroeira do município. Em 1864 foi criada a freguesia, e em 1919, Vila de Água Branca, por meio de lei, a vila foi elevada à condição de cidade. Água Branca tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos, apreciada na Igreja Matriz, na Igrejinha do Rosário, no Centro Histórico da Praça da Matriz, na Casa do Barão de Água Branca e no calçamento da Praça Fernandes Lima. Sua riqueza natural concentra-se na beleza da Serra do Himalaia. Os pontos altos da cidade, com uma grande concentração de visitantes, no entanto, registram-se nas festas de Emancipação Política 24 de abril, Juninas e da Padroeira de 28 de novembro a 08 de dezembro.

[editar] Geografia

[editar] Localização

[editar] Divisão Administrativa

[editar] Clima

O clima é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,80 mm.


[editar] Vegetação

A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.


[editar] Relevo

O município de Água Branca est á inserido em parte de sua área, na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja (cerca de 70 %), que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. O restante de sua área est á inserida na unidade geoambiental do Planalto da Borborema (cerca de 30%)', formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros, apresentando relevo geralmente bastante movimentado, com vales profundos e estreitos.


[editar] Hidrografia

O município de Água Branca encontra-se totalmente inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Moxotó, cujos principais afluentes na área, são os Riachos Dois Riachos, Riacho, Pocinho, Logradouro e do Malaquias, a NW do município, além dos Riachos do Miguel, Salina, Bom Nome e Novo, a SW; Na porção Centro/Sul do município: Riacho das Cabras, Grande, Boa Esperança, Boa Vista, Baixinha, Serra Negra e Bom Jesus. Banhando as porções NE, E e SE, temos os Riachos Caiçara, Chupeta, Moreira, da Caruana, Seco e Mandacaru. O padrão de drenagem predominante é o dendrítico. Todo esse sistema fluvial deságua no Rio São Francisco.


[editar] Política Municipal

Prefeita: Albani Sandes (PMDB)

[editar] Indicadores sócio-econômicos

[editar] Saúde

Estabelecimentos de Saúde total: 12

[editar] Educação

Escolas - Ensino fundamental - 9

Escolas - Ensino médio - 2

Escolas - Ensino pré-escolar - 5

[editar] Economia

[editar] Produção Agrícola

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Água Branca consiste no cultivo de: Algodão herbáceo, banana, cana-de-açúcar, feijão, laranja, mamona, mandioca, maga e milho.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Água Branca, nos anos de 2007 e 2008.

Agua Branca agri.png

[editar] Produção Pecuária

De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Água Branca é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asininos, bovinos, caprinos, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, mel de abelha, muar, ovinos, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Água Branca, entre os anos de 2003 e 2008.

Agua Branca pec.png

[editar] Comunicações

[editar] Transportes

Automóvel - 222

Caminhão - 40

Caminhão trator -2

Caminhonete - 317

Micro-ônibus - 68

Motocicleta - 709

Motoneta - 47

Ônibus - 4

Mapa Rodoviário de Alagoas






O mapa ao lado mostra os principais acessos entre as cidades alagoanas. Para um maior detalhamento das vias existentes no estado ir até o site: DER-AL

[editar] Cultura

[editar] Gastronomia

[editar] Folclore

[editar] Religião

[editar] Esportes

[editar] Vídeos

[editar] Ver Também

http://www.youtube.com/watch?v=cg7tsNR8Wy8

[editar] Referências

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

http://citybrazil.uol.com.br/al/aguabranca/geral_detalhe.php?cat=7

http://viajandotodoobrasil.blogspot.com/

http://www.planejamento.al.gov.br/

Associação dos Municípios Alagoanos - AMA

DER-AL

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento